As fortes chuvas que têm caído em Roraima estão causando transtornos aos moradores de municípios do interior do Estado, o que tem também prejudicado o trânsito de veículos e de pessoas por conta da cheia de rios.
A situação vem sendo monitorada pelo Corpo de Bombeiros de Roraima. De acordo com o diretor executivo de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Cleudiomar Alves Ferreira, existem trechos mais críticos, e por algumas horas houve interdições em vias no município de São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe.
“Houve enchentes locais por dois dias, e os níveis voltaram a baixar, porém não houve colapso, nossa equipe voltou ao local devido um rompimento na vicinal 21. A equipe está no local para verificar a situação, e provavelmente deveremos fazer o mesmo trabalho que foi feito na BR-174” relatou.
O subcomandante informou também que, aproveitando a oportunidade, foi feita uma solicitação de apoio em relação a algumas necessidades imediatas, além do pedido de reconhecimento sumário da decretação de situação de emergência nos municípios do Cantá e Bonfim, inicialmente. Os problemas enfrentados nos municípios foram expostos pelos prefeitos.
“O trabalho que precisa ser reforçado é o de prevenção, para que uma situação mais grave não venha ocorrer. Com esse volume de chuva, o rio irá transbordar em alguns pontos. Há ainda muito o que fazer, precisamos realizar ações emergenciais e enfrentar chuvas que irão se estender ainda por dois meses. Porém um risco maior de desabastecimento não existe” finalizou.
Confira a entrevista na íntegra: