O ministro da Justiça, Flávio Dino, exonerou o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF-RR), Felipo Jesus Medeiros. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e também inclui a exoneração de outros 25 superintendentes – única exceção é do Piauí.
O sucessor de Medeiros, que liderou a corporação no Estado por 11 meses, ainda não foi anunciado. Na época em que foi empossado, ele havia revelado a liberação de recursos para a ampliação da infraestrutura da corporação em Roraima, o que inclui a construção de unidades operacionais em Rorainópolis e nas fronteiras do Brasil com a Guiana (Bonfim) e a Venezuela (Pacaraima).
Apenas a unidade de Pacaraima foi licitada e empenhada, e a obra deve iniciar nos próximos meses. As demais, no entanto, seguem previstas, conforme apurou a Folha.
Felipo é policial rodoviário federal desde 2012, é graduado e pós-graduado em Gestão Financeira e Engenharia de Produção. Especializado em operações especiais, foi chefe do Comando de Operações Especiais da PRF-RR e atuou diretamente nas ações de segurança de grandes eventos sediados no Brasil, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. O ex-superintendente também foi oficial combatente do Exército Brasileiro.
*Por Lucas Luckezie