Em entrevista no programa Agenda da Semana deste domingo (15), o superintendente do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) em Roraima, Igo Brasil, abordou diversos temas referentes às rodovias estaduais e federais no estado.
Um dos principais pontos discutidos foi o avanço das obras na BR-210, especificamente nos trechos entre Novo Paraíso, Baliza e Jatapu. Apesar de o asfaltamento ainda estar em processo em Brasília, Igo destacou que os investimentos nos referidos trechos somam aproximadamente R$ 65 milhões, distribuídos em dois lotes.
“Essa manutenção é para buracos, fazer reciclagem, remendo profundo, bueiros. Foi destinado um recurso em 2021 pelo senador Mecias que tornou necessária a realização de um convênio para avançar o projeto de asfaltamento. Até um mês e meio atrás, o processo estava paralisado. Com a intervenção da deputada Helena, foi solicitada a retomada desse processo que agora segue em análise em Brasília, visando garantir o uso desses recursos”, detalhou Igo.
Em relação à BR-174, Igo Brasil esclareceu que o Dnit está em atuação constante na região, aguardando a liberação de verbas para obras mais robustas. “Esse trecho faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal [PAC]. Acreditamos que essa obra será contemplada, pois é um trabalho de restauração. Quem viaja a Manaus nota a presença de nossas máquinas atuando e, com a liberação dos recursos, poderemos estudar a possibilidade de aplicar pavimentos semi-rígidos ou até mesmo rígidos”, pontuou.
O superintendente também mencionou os esforços em relação à duplicação da RR-205, estendendo-se do bairro Cidade Satélite até o Anel Viário, graças aos recursos proporcionados pelo senador Chico Rodrigues. Além disso, ele destacou o trabalho de recuperação em trechos próximos ao Parque de Exposição, que sediará a Expoferr no fim do ano. Os trabalhos na região do Cauamé, segundo ele, devem ser iniciados em até 15 dias.
Igo Brasil enfatizou a recuperação de pontes e a importância das articulações políticas para garantir a continuidade dos projetos e obras sob a responsabilidade do Dnit em Roraima.
Confira a entrevista completa no Agenda da Semana