Os alunos de escolas indígenas estaduais estariam sendo prejudicados com a falta de transporte para entregar o material didático. De acordo com os relatos, desde o retorno das aulas, os estudantes só tiveram o material entregue com transporte escolar uma vez.
“Só mandaram uma vez o carro e toda vez que a gente pergunta sobre o transporte escolar, eles só respondem que está em licitação. Nós já estamos no meio do ano e os alunos estão sendo prejudicados”, disse uma professora que preferiu não se identificar.
Ainda, segundo outro professor, as atividades devem ser entregues a cada 15 dias e com isso as escolas só entregaram o material da primeira quinzena do final do ano letivo de 2020. Em alguns lugares, as atividades de 2021 estão sendo distribuídas de motocicleta.
“Até agora estamos impossibilitados de fazer a entrega dessas novas atividades porque a gente precisa desse transporte escolar. Vai ficar em licitação até o fim do ano?”, questionou o professor.
Outro lado – A reportagem da FolhaBV entrou em contato com o Governo de Roraima e a Secretaria de Educação e Desporto informou que o processo para contratação de serviço de transporte escolar está suspenso por decisão judicial.
“A Seed aguarda manifestação para prosseguimento do certame e posterior contratação das empresas vencedoras para atendimento da comunidade escolar com a flexibilização do serviço e distribuição de materiais impressos, em função da excepcionalidade ocasionada pela pandemia da covid-19”, completou a nota.