O crescente aumento na ocupação dos leitos clínicos e dos tratamentos intensivos para pacientes com covid tem alarmado a população, gerando até pedidos de regras mais rígidas para funcionamento do comércio. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta quarta-feira, 26, aponta que o percentual continua subindo. Dos 33 leitos clínicos disponíveis para crianças no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), 37 estão ocupados (112% de ocupação).
O percentual também é alto para os leitos clínicos para adultos. Dos 83 disponíveis no Hospital Geral de Roraima (HGR) para adultos, 85 estão ocupados (102% de ocupação).
No entanto, há mais vagas disponíveis nas demais unidades de saúde: para crianças e recém-nascidos são 15 leitos clínicos na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, com dois ocupados (13% de ocupação).
Para adultos, são 40 leitos clínicos no Airton Rocha e 35 ocupados (88% de ocupação); 120 no Hospital de Retaguarda e 97 ocupados (81% de ocupação) e 15 no Hospital Regional Governador Ottomar de Sousa Pinto, com oito ocupados (53%).
SEMI-INTENSIVO – Conforme o boletim, a taxa de ocupação para leitos de adultos no setor semi-intensivo é de 140%. Dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva é de 80%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 26.
São cinco leitos disponíveis no Hospital Geral de Roraima (HGR) e mais cinco no Pronto Atendimento Dr. Airton Rocha. Porém, segundo o boletim, são nove leitos ocupados no HGR (180% de ocupação) e cinco ocupados no Airton Rocha (100% de ocupação), resultando na ocupação de 140%. Vale ressaltar que não há leitos semi-intensivos para crianças e recém-nascidos.
UTI – Conforme a Sesau, dos 60 leitos existentes para adultos na UTI no Hospital Geral de Roraima (HGR), 48 estão ocupados.
Dos 10 leitos de UTI para recém-nascidos e crianças, disponíveis no Hospital da Criança Santo Antônio, três estão ocupados (30% de ocupação). Dos outros oito leitos, disponíveis no Hospital Materno Infantil, dois estão ocupados (25% de ocupação). Com isso, ao todo o percentual de ocupação dos leitos existentes de UTI para RN/criança é de 28%.
DECRETO MUNICIPAL – Nesta quarta-feira, 26, o Ministério Público Estadual (MPRR) emitiu recomendação para que o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), volte a determinar regras mais rígidas de funcionamento no comércio da Capital. A orientação é para impedir um novo pico de casos de covid-19, por conta do alto índice de ocupação de leitos em Roraima.
Sobre uma possível adoção de regras mais rígidas, a Prefeitura informou que a ainda não tem uma definição. O relato é que a Procuradoria está analisando a recomendação e os números da saúde para definir.
Leia mais:
RECOMENDAÇÃO DO MPRR
Prefeitura deve adotar regras mais rígidas para funcionamento do comércio