Cotidiano

Taxistas pedem novo desconto de 50% no ISS para 2023, em Boa Vista

Pedido pelo desconto é motivado pela crise que vive a categoria, que se diz prejudicada pela existência de motoristas e mototaxistas clandestinos

O Sindicato dos Taxistas de Roraima defendeu que o desconto de 50% do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), concedido pela Prefeitura de Boa Vista nos últimos dois anos por causa da pandemia da Covid-19, também valha para 2023.

O valor anual do tributo é de R$ 484,90 e o pagamento venceu em 28 de fevereiro. O pedido pelo desconto é motivado pela crise que vive a categoria, que se diz prejudicada pela existência de motoristas e mototaxistas clandestinos.

“É um conjunto de coisas que, somando, prejudicam aqueles que trabalham dentro da legalidade, que pagam os seus impostos, suas taxas. Eles podem tudo e o táxi é fiscalizado e tem que cumprir as regras, leis, decretos e portarias”, lamentou o presidente da entidade, Ivaney Lima, que também cobra maior fiscalização.

A categoria, inclusive, procurou a Câmara Municipal de Boa Vista para pedir apoio na demanda. O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) enviou à Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças uma indicação para sugerir a concessão do desconto em 2023, e que, além disso, os taxistas que ainda não pagaram o imposto, tenham o desconto e aqueles que já pagaram, que sejam ressarcidos, a exemplo do que ocorreu em 2021.

“São pais de família que têm gastos elevados como qualquer outro cidadão nos primeiros meses do ano e o desconto no imposto significa a valorização desse serviço em Boa Vista”, afirmou o parlamentar.

A Folha procurou a Prefeitura de Boa Vista sobre o assunto e aguarda retorno.