Cotidiano

Taxistas pedem que trecho de rua seja transformado em mão única

Motoristas que trafegam pela rua Cecília Brasil, mais precisamente no trecho entre a avenida Sebastião Diniz e a área Caetano Filho, o Beiral, no Centro, não entendem o porquê de aquele setor continuar sendo mão-dupla diante do intenso movimento de veículos na via, principalmente táxi-lotação e ônibus.

Os condutores afirmam que boa parte da rua é mão única, mas justamente no trecho próximo ao Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley, onde há maior circulação de táxi e ônibus, o trânsito é permitido nos dois sentidos.

Eles querem que esse pequeno percurso seja definido para que os veículos sigam em uma única direção, como já acontece no trecho entre a avenida Ville Roy e a Sebastião Diniz, também no Centro. Além do grande movimento de carros e motocicletas na região, principalmente nos horários de pico, numa rua estreita, esse trecho em questão serve de estacionamento para táxi-lotação, enquanto aguardam a vez de seguirem para o terminal.

Isso torna o local ainda mais congestionado, provocando riscos constantes de colisões, segundo os condutores. “Já vimos muitos acidentes aqui devido ao pouco espaço e a grande quantidade de carros”, disse o motorista de lotação Jocivan Dantes Fernandes.

Quem passa diariamente de carro pelo local para ir e voltar do trabalho é o administrador Pedro Pereira dos Santos. Segundo ele, é justamente nos horários de maior movimento que o trânsito naquela rua se complica. “Pedimos solução para que haja melhor mobilidade, menos transtornos e maior segurança para os motoristas”, disse.

Santos disse que a reivindicação visa proporcionar maior fluidez na via e prevenir acidentes. Os motoristas entendem que para que a mudança ocorra são necessárias avaliações técnicas, mas eles dizem que existem possibilidades de fluir o tráfego de veículos em outras ruas próximas. “Já havia feito solicitação para a Prefeitura em março, mas até então não houve um posicionamento”, disse o administrador.

Além do tumulto provocado pelo transporte coletivo, pois ali é passagem obrigatória para táxi-lotação e ônibus em uma rua estreita, clientes de comércios e residências precisam estacionar seus carros e dividir espaço com táxi-lotação, que muitas vezes ficam estacionados em fila dupla. “Tornando este trecho da rua em mão única, desafogará o trânsito e facilitará nosso trabalho, porque é aqui que precisamos aguardar os passageiros”, disse o outro motorista de lotação, Jânio Renne.

O motociclista Francimar Marinho, que estava passando pela rua, trafega pouco pelo local, mas considera que a alteração reivindicada pelos taxistas para garantir maior segurança e trânsito coerente, facilitando a movimentação dos motoristas, principalmente os que conduzem motos.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a equipe de engenharia de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito está avaliando tecnicamente a situação do local indicado para que posteriormente as modificações possam vir a ser feitas. (A.D)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.