Cotidiano

Taxistas serão obrigados a utilizar taxímetros

A decisão é da Justiça Estadual que deferiu pedido do Ministério Público do Estado de Roraima

A partir de agora taxistas da Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto Internacional de Boa Vista – UNITAXI serão obrigados a utilizar o taxímetro nas cobranças de tarifas. A decisão é da Justiça Estadual que deferiu pedido do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

Na liminar, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública suspendeu os efeitos do artigo 2º do Decreto Municipal nº 163/E, de 28 de dezembro de 2015, que determina cobrança de tarifa de táxi, no aeroporto internacional de Boa Vista.

Para o MPRR, a cobrança realizada por meio do Decreto Municipal é irregular, tendo em vista que fere legislação federal. O artigo oitavo, da Lei Federal 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista, determina que em municípios com mais de 50.000 habitantes é obrigatório o uso do taxímetro.

Com o objetivo de corrigir a ilegalidade, em 2016, o MPRR, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e da Cidadania, recomendou à Prefeitura Municipal de Boa Vista que revogasse ou revisasse o decreto municipal, no prazo de 180 dias, porém a recomendação não foi acatada.

Diante da negativa do Município, foi ajuizada uma Ação Civil Pública para obrigar a prefeitura a atender à Legislação Federal e, assim, determinar que a Cooperativa dos Taxistas se abstivesse de cobrar tarifas fixas nas corridas iniciadas no Aeroporto Internacional de Boa Vista, Atlas Brasil Cantanhede.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.