A ONG Visão Mundial realizou por meio de uma peça de fantoches um projeto de sensibilização sobre abuso e violência sexual. A temática foi direcionada para pais e filhos imigrantes que participam das programações da ONG, para alertar sobre os sinais e a importância de denunciar.
A apresentação retrata uma mãe que precisa se ausentar e pede ao vizinho para que cuide do filho dela. Nesse intervalo de tempo, a criança sofre abuso do homem, que a força a beijá-lo.
Os fantoches, que são controlados pelas crianças, dão vida aos personagens assistidos pelos pais. É um alerta sobre como o abuso e a violência sexual infantil podem ocorrer com pessoas próximas, como vizinhos, ou mesmo dentro de casa, por familiares. A mensagem final é ouvir o filho e denunciar, como ocorre na peça teatral apresentada, que termina com o abusador preso.
Uma pesquisa divulgada pela ONG Visão Mundial revela que o abuso e a violência sexual são um dos principais desafios enfrentados por crianças e adolescentes no Brasil.
“As crianças produziram os fantoches e fizeram a encenação, justamente para dizer aos pais que fiquem atentos, pois esses casos podem estar próximos a nós e temos que saber como preveni-los. O objetivo é alertar sobre o abuso e a violência infantil, sejam com pessoas da família ou próximas”, fala a coordenadora do projeto de Educação e Proteção, Lusmara López.
Após o teatro de fantoches nas igrejas e na sede da ONG Exército da Salvação, os responsáveis pelas crianças atendidas pelo programa de educação e proteção participam da palestra “Crescer sem Violência”, com psicólogos, para reforçar os cuidados com meninos e meninas. A expectativa é orientar mais de 240 pais e mães.