Após realizar uma inauguração reservada para convidados, a Prefeitura de Boa Vista informou que abrirá o Teatro Municipal, inaugurado em dezembro do ano passado, para visitações públicas que serão coordenadas por guias, para que a população conheça a estrutura do prédio.
Conforme o executivo municipal, os interessados em conhecer o novo teatro, que custou R$ 56,7 milhões aos cofres públicos e demorou quase oito anos para ser concluído, deverão agendar as visitas, que só poderão ser feitas a partir do dia 15 de janeiro, das 17h às 19h.
Os agendamentos poderão ser feitos na Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que ficou responsável pela coordenação do Teatro. Ainda não há, no entanto, um calendário de eventos para 2018, que ainda está sendo elaborado. Conforme a Fetec, haverá entendimentos com as companhias locais para ocupação do Teatro Escola e abertura de edital público.
TEATRO – Com mais de 12 mil metros quadrados, o Teatro Municipal de Boa Vista tem capacidade para 1.100 espectadores, seguindo as especificações internacionais para espaços cênicos, como piso em carpete, paredes revestidas de madeira e teto com placas acústicas, saídas laterais antipânico, palco e camarins. A entrada é coberta e feita de estrutura metálica, placas de vidro, rampas de acesso e hall de entrada.
A estrutura também conta com um prédio administrativo, quatro salas para reunião, tesouraria, apoio técnico e administração e estacionamento arborizado capaz de abrigar 500 veículos. O Teatro tem especificações para receber qualquer tipo de espetáculo em artes cênicas no geral. Teatro, dança, concertos, óperas e, segundo a Prefeitura, estará aberto para artistas locais, nacionais ou internacionais, dependendo da pauta de política do Teatro.
ESCOLA – O projeto Teatro Escola, que será desenvolvido no Teatro Municipal, servirá de apoio para os cursos de artes cênicas e música e estará disponível para qualquer pessoa ou grupos. No entanto, é necessária a realização de cadastro para participar em apresentações, debates, palestras e afins. O Teatro Escola tem quatro salas com 180 lugares. “É um projeto em benefício à população e que futuramente revelará novos talentos”, disse.
Teatro precisa ser sustentado, ocupado e mantido, diz agente
A expectativa de grupos culturais após a inauguração do teatro municipal é grande. Mas, para o agente cultural Márcio Sergino, é preciso que haja relação próxima entre artistas e a Prefeitura com foco na cultura para que o local seja sustentado, ocupado e mantido.
“Ouvimos falar bastante sobre a obra suntuosa do teatro, que precisa ser sustentada, ocupada e mantida. Eu imagino que a prefeitura vá se posicionar, e a gente ouve também com relação ao objetivo de justificar a inauguração de um teatro que custou mais de R$ 50 milhões”, disse.
Conforme Sergino, o teatro servirá para valorizar a cultura local. “É necessário que consigamos ocupar com produções locais e temos isso, mas é preciso parcerias. Espero e acredito que vamos conseguir essa boa relação para que se ocupe bem o espaço, porque senão terá que abrir para eventos de fora”, destacou.
Ele disse acreditar que o município fará investimentos na gestão cultural para incentivar os grupos locais. “A prefeita [Teresa Surita] tem três anos ainda na gestão e acredito que ela vai querer fechar com chave de ouro. Imagino que fará um largo investimento na cultura”, frisou. (L.G.C)