Cotidiano

Telefonias limitam acesso à internet móvel

Clientes que usarem todo o pacote contratado já começaram a ter o serviço de navegação suspenso

Os usuários de planos de dados da telefonia móvel terão o serviço de navegação suspenso a partir do final deste ano. As operadoras Claro, Vivo e TIM farão mudança para clientes dos planos pré-pago e de controle das operadoras. Quem quiser continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso. Em Boa Vista, os clientes da Claro que usarem todo o pacote contratado começaram a ter o serviço de navegação suspenso desde o dia 28.
Na prática, o cliente pagará uma quantia extra quando seu acesso à internet for bloqueado depois de consumir toda a franquia. Atualmente, a velocidade é reduzida, mas o cliente segue com acesso à internet, tanto nos planos pré-pagos como pós-pagos.
Para a esteticista Ingrid Fernandes, que utiliza o plano controle de 500 MB mensais, a mudança não foi bem-vinda. Ela explicou que, além de pouco divulgada, a medida vai deixar as pessoas que dependem do serviço sem muitas opções. “Achei muito ruim. Quer dizer que, se eu contrato um serviço e utilizo nos primeiros dias do mês, vão cortar meu acesso? E como eu fico?”, indagou.
Segundo ela, para poder cancelar a prestação de serviço as operadoras teriam que prestar “ao menos um serviço de qualidade”. “Eles oferecem uma certa quantidade por mês, mas há dias que nem sinal tem. Eles cobram de você um serviço e querem interromper esse mesmo serviço que não é de qualidade”, frisou.
Opinião diferente tem a psicóloga Thatyanne Silvério. Conforme ela, suspender o serviço quando se atinge a capacidade é uma forma de todos saírem ganhando. “A gente passa muita raiva quando eles reduzem o serviço de dados, demora horas para carregar as coisas. Até mandar foto em aplicativo de mensagens é ruim. Pelo menos teremos como renovar por mais um tempo até recebemos a franquia de novo”, disse.
Em Roraima, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Tocantins a mudança para os usuários da Vivo começará a valer a partir de hoje, 30 de dezembro.
No dia 12 de janeiro de 2015 será a vez da Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 19 janeiro, os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraná e Santa Catarina também adotarão o ajuste.
No Estado de São Paulo, a mudança acontece em 26 de janeiro de 2015. Clientes pré-pagos e controle estão sendo informados, via SMS,  desde o dia 22  até o  próximo dia 26.
VIVO – Conforme a assessoria de comunicação da operadora, a mudança virá para atender as necessidades dos clientes. “A Vivo está ajustando seus pacotes de internet móvel pré-paga e controle.  O cliente agora navega sempre em alta velocidade, sem o incômodo de o desempenho ser reduzido quando a franquia acaba”, diz a nota.
A empresa informou ainda que o mesmo ajuste deverá ser implementado nos próximos meses para os clientes de planos pós-pagos. “A empresa está trabalhando em ajustes sistêmicos e fará o anúncio sobre a mudança aos seus usuários com a antecedência necessária. A iniciativa reitera o compromisso da Vivo de oferecer sempre o serviço de melhor qualidade do Brasil, com a melhor experiência de uso da internet”, destacou.
TIM – A operadora TIM publicou em seu site que, a partir de 15 de janeiro, a conexão será interrompida ao limite da franquia diária para planos Infinity Web 10, Web 30, Web 100, Web 10+Torpedo, Web30+Torpedo e Turbo 7. A implementação começa nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo (na área de DDD 19 no interior). Os planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express também serão afetados.
OI – Para os clientes da Oi dos planos pré-pago e controle, desde o dia 9 não é mais possível manter o acesso à internet com velocidade reduzida ao fim da franquia. Nos dois casos (planos pré e controle), para restabelecer o acesso à web, o cliente gastará mais, pois a opção será comprar mais créditos (no plano pré) ou contratar um pacote adicional. O cliente do plano controle também pode migrar para um pacote com franquia superior, mais caro.
CONSUMIDOR – As operadoras devem avisar os clientes sobre as alterações nos planos de serviços e ofertas com no mínimo 30 dias de antecedência, segundo o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.
O corte da conexão ao fim da franquia já acontece em outros países. As operadoras afirmam que o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa dos serviços.