Cotidiano

Telmário ameaça cortar projetos ao Detran

Revoltado com a rejeição do nome indicado pelo PDT, senador Telmário Mota fez duras críticas à Assembleia Legislativa

Insatisfeito com o resultado da votação na Assembleia Legislativa, que rejeitou o nome de Juscelino Pereira para o cargo de diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o presidente estadual do PDT, senador Telmário Mota, afirmou que o departamento pode perder recursos no futuro.

“Juscelino foi indicado pelo PDT e era um dos secretários que vinha mostrando resultado, com vários projetos no Ministério das Cidades em andamento para aparelhar o Detran. Com essa decisão irresponsável da Assembleia Legislativa, não vou mais dar andamento a projetos em prol do Detran porque não sei quem irá para lá. Não conheço a pessoa e não sei se ela é corrupta”, afirmou à Folha.

De acordo com o parlamentar federal, um dos gargalos no Estado é o alto número de acidentes de trânsito, que congestiona o Hospital Geral de Roraima (HGR) e que Pereira estava realizando um trabalho educativo no sentido de reduzir esses números.

“Lamento profundamente que a Assembleia esteja tomando decisões políticas, e não técnicas. Eles estão querendo governar. Vale lembrar que é a Assembleia mais cara do País no Estado mais pobre, que custa o equivalente a 7% do orçamento estadual. Não sei onde eles querem chegar fazendo bloquinho e pressionando a governadora”, frisou Telmário Mota, lembrando as decisões que rejeitaram Flauenne Santiago para o Instituto de Terras e Colonização (Iteraima), e Rogério Campos, para a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

O senador afirmou que vai questionar na Justiça os deputados que recebem doações de pessoas corruptas e ver no Supremo Tribunal Federal (STF) como está o andamento de ações de parlamentares que continuam no cargo com liminar. “Vou começar a questionar os atos da Assembleia Legislativa, como gratificação a deputados, na Justiça. Isso não vai ficar de graça. Se precisava de alguém para peitar a Assembleia, esse alguém sou eu”, ameaçou.

NOVO NOME – O presidente estadual do PDT não descartou uma conversa com a governadora Suely Campos (PP). “Ainda vamos conversar com a governadora, até mesmo porque o PDT não está apoiando o governo por cargos. Vamos ver quem ela vai colocar, uma vez que tem livre arbítrio para isso”, destacou.

DESPEDIDA – Após abraçar a maioria dos servidores que aguardavam o fim da votação no plenário da Assembleia Legislativa, o advogado Juscelino Pereira, rejeitado para o cargo de diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), afirmou que recebeu a decisão com naturalidade.

“É uma Casa Legislativa, que tem prerrogativas. Durante o período que estivemos à frente do Detran, procuramos desempenhar uma gestão com competência, transparência e participação, buscando a experiência dos servidores e desenvolvendo trabalho tanto na área de educação quanto na de fiscalização”, frisou.

Pereira desejou sucesso aos próximos presidentes. “Sempre procuro desenvolver meu trabalho da melhor maneira possível, com seriedade e competência.

Desejo aos meus sucessores que possam ter êxito, que façam um bom trabalho pelo Detran e pelo trânsito do nosso Estado para que a nossa população possa receber do poder público uma prestação de serviço eficiente e eficaz”, afirmou. (V.V)