Cotidiano

Temporal deixa parte da cidade e hospitais alagados

Leitores enviaram vídeos mostrando a situação após chuva intensa

Uma chuva intensa durante a noite dessa quarta-feira (03) e continua pela manhã dessa quinta-feira (03) deixou parte da cidade e hospitais alagados causando transtornos aos moradores e também pacientes. A Folha recebeu diversos vídeos que mostram os transtornos sofridos, entre eles, o momento em que um pedaço do forro do Hospital Cosme e Silva cede formando uma espécie de cachoeira. Os pacientes precisaram ser removidos do local.

A cena se repete no Hospital Geral de Roraima. Funcionários foram filmados tentando diminuir a quantidade de água que alagou o local.

Outro vídeo mostra a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes totalmente alagada. Um motorista que passava pela avenida Brigadeiro Eduardo Gomes nos enviou fotos da situação crítica do local. “Tem que passar bem devagar, pra não causar danos ao carro. Tem gente que nem arrisca”, salientou.

Veja os vídeos:

Governo do Estado – O Governo de Roraima lamenta o alagamento ocorrido nas unidade de saúde do estado (Hospital Geral de Roraima, Maternidade e Cosme e Silva).

Salienta que a chuva ocorrida na noite desta quarta-feira atingiu volumes pluviométricos bem acima da média e da capacidade de vazão das tubulações, sendo o principal motivo dos ocorridos nas unidades de saúde do estado.   

Informa que imediatamente as equipes de manutenção foram acionadas e foram adotadas as medidas para a preservação da integridade dos pacientes e servidores em todas as unidades de saúde.

E esclarece que o Hospital Geral enfrenta problemas em função do estrangulamento da rede de drenagem, obra que foi executada e é de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista. A obra de drenagem ficou ainda mais comprometida com a construção da ciclovia que passa em frente ao HGR, causando refluxo e acúmulo de água dentro do hospital. 

Por fim informa que, no caso do HGR, já solicitou por várias vezes que a prefeitura solucione o problema, mas até hoje não foi atendido.
Nesta quinta-feira será realizada pela manhã a intervenção no telhado e forro nas outras unidades de saúde atingidas pela forte chuva que caiu na cidade.

Prefeitura de Boa Vista – As equipes da Patrulha da Chuva e Defesa Civil Municipal estão acompanhando a situação das ruas e atendendo aos chamados da Central 156. De acordo com o pluviômetro da Defesa Civil, choveu em média 70 mm nas últimas 24h em Boa Vista. O esperado para o mês de junho é de aproximadamente 320 mm.

Com relação a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, não houve nenhum tipo de ocorrência, e mesmo sem o fim das chuvas na manhã desta quinta-feira, 3, a drenagem já escoou a água, conforme imagem registrada pela equipe as 8h (em anexo).

 Reforçamos que em Boa Vista já foram executados mais de 160 km de obras de drenagem nos últimos anos, eliminando pontos críticos e diminuindo os transtornos aos moradores durante o período chuvoso, ajudando a água das chuvas a escoar mais rápido. Antes das obras de drenagem executadas em Boa Vista, a água das chuvas ficava acumulada por dias, e agora, apesar da grande quantidade de chuvas, em pouco tempo as ruas estão secas (outras imagens em anexo).

 É importante que a população não coloque entulho, galhadas e outros materiais em frente as casas, nas calçadas ou ruas. Essa atitude prejudica o escoamento das águas das chuvas, entope bueiros e causa alagamentos.