A realização do Doutorado Interinstitucional em Arquitetura Tríplice Fronteira Norte, uma parceria entre a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está cada dia mais próxima de se concretizar. Nesta terça-feira (10), em cerimônia realizada no salão nobre da reitoria da UFRR, em Boa Vista, autoridades locais e da instituição participaram da assinatura do termo de execução descentralizada referente à primeira turma do curso.
A ação garante o pagamento das despesas com o doutorado que contemplará dez acadêmicos em Arquitetura e áreas afins da universidade roraimense. O Dinter Tríplice Fronteira Norte será oferecido em conjunto com o Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ) da UFRJ, que possui nota 6 no conceito da Capes, sendo o melhor doutorado em Arquitetura do país.
Com duração de 48 meses, o curso será gratuito para os contemplados. A emenda parlamentar voltada para isso foi apresentada pelo deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR).
“Nosso objetivo é fortalecer o ensino, a pesquisa e extensão na universidade. É muito importante investir em um corpo acadêmico que se especialize para contribuir com o ensino no nosso Estado. E o curso de Arquitetura da UFRR foi um dos que nos buscaram para apresentar essa necessidade de investimento. Acredito que muitos arquitetos e urbanistas de Roraima têm muito a ganhar com essa experiência”, conta.
No evento de assinatura do termo, o deputado foi representado por seu filho Zé Haroldo Cathedral, que destacou o trabalho do parlamentar em favor da transformação da realidade educacional. “Eu e meu pai acreditamos que a Educação transforma vidas, por isso, é um grande orgulho poder estar destinando essa emenda e ajudar a universidade através do nosso trabalho. Além disso, muito em breve, outra ação para nos orgulhar será concretizada: a entrega da nova policlínica que atenderá os acadêmicos da área de saúde da UFRR e a comunidade próxima”, discursou.
Também participaram da cerimônia, o reitor da UFRR, professor Geraldo Ticianeli, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima, Rodrigo Ávila, a coordenadora local do Dinter, professora Graciete Guerra da Costa, além de pró-reitores, docentes e técnicos da instituição.
Dinter Tríplice Fronteira Norte
O Dinter Tríplice Fronteira Norte será oferecido em conjunto com o o Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ) da UFRJ, que possui nota 6 no conceito da Capes, sendo o melhor doutorado em Arquitetura do país.
As aulas estão previstas para iniciar em novembro deste ano e o edital deverá ser lançado ainda em agosto, de acordo com pró-reitor de Pós-graduação, Marcos Vital.
O curso contemplará três linhas de pesquisa: Arquitetura, projeto e sustentabilidade; Cultura, paisagem e ambiente construído; e Restauração e gestão do patrimônio.
Serão ofertadas 10 vagas para graduados em Arquitetura e áreas afins e que possuam mestrado. Gratuito e com duração de 48 meses, o Dinter será coordenado localmente pela professora Graciete Guerra da Costa.
O doutorado faz parte das estratégias institucionais de qualificação dos servidores da UFRR e atende à demanda do curso de Arquitetura e Urbanismo/UFRR e da comunidade em geral.
O Dinter em Arquitetura permitirá qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a atuação em processos de desenvolvimento da região, contribuindo para a melhoria do espaço construído.
Serão ofertadas 10 vagas para graduados em Arquitetura e áreas afins e que possuam mestrado. Gratuito e com duração de 48 meses, o Dinter será coordenado localmente pela professora Graciete Guerra da Costa.