Um imóvel da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), que fica no cruzamento das ruas Sião e Silo, no bairro Pintolândia, zona Oeste da Capital, está completamente abandonado. Conforme os residentes da região, o terreno onde há uma casa serve como ponto de drogas e abrigo para marginais, fato que está colocando em risco a vida dos moradores.
“Esse terreno pertencia a um sindicato, mas há cerca de cinco anos não funciona nada ali. Os antigos proprietários sempre limpavam o local, mas agora está só matagal e o prédio está totalmente abandonado”, comentou uma das vizinhas do local, Judite da Silva.
A situação tem provocado medo nos moradores. “Estamos nos sentindo inseguros. Todas as noites muitos bandidos e usuários de drogas se escondem ali. A iluminação da rua não é suficiente para clarear o terreno, é uma escuridão total. Às vezes deixamos de sair à noite, de ir à igreja, por exemplo, com medo de ser assaltados na esquina. É um risco para a nossa vida”, complementou.
O abandono do terreno é ainda mais grave porque todos os dias muitos estudantes passam por ali. “Estamos amedrontados, já que vários roubos já aconteceram nesta esquina. Além disso, é ainda mais perigoso para os alunos da Escola Ulisses Guimarães e para as crianças da Escola Canaã, que vão para casa no final da tarde”, ressaltou.
A preocupação dos moradores aumenta por conta das crianças que residem na vizinhança. “Nós temos filhos e netos, e essa sensação de insegurança é preocupante. Eles nem saem para brincar na rua”, comentou Judite.
Um morador, que não quis se identificar, disse que a movimentação de usuários de droga e bandidos atrapalha até o comércio local. “Tem um lanche que fica na esquina do outro lado da rua. Os clientes não se sentem seguros quando sentem o odor das drogas ou quando veem os desocupados rondando por aqui. Isso atrapalha o comércio”, frisou.
Ele pede aos responsáveis que mantenham o local limpo. “Pedimos que o Governo limpe o terreno ou venda para alguém que vá cuidar. Quando se tem zelo, ninguém invade. Se o Governo tomar as devidas providências ou aumentar o policiamento por aqui, as coisas vão melhorar. Pedimos encarecidamente que cuidem e respeitem os moradores”, concluiu.
GOVERNO – Em nota, a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informou que o referido prédio consta no projeto de revitalização para que seja uma das sedes do Clube de Mães em Boa Vista.
“O espaço já foi avaliado e medido por uma equipe da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Isto se tornou possível após recente sanção da lei que instituiu o projeto de geração de renda e emprego em Roraima. Serão cinco sedes na Capital e 14, no interior”, diz a nota.
Conforme o Governo do Estado, a Polícia Militar está realizando levantamento e pontuando alguns locais da zona Oeste da Capital com a finalidade de identificar terrenos abandonados para saber se são públicos ou particulares. “Além do levantamento, o 2º Batalhão está fazendo o policiamento ostensivo e intensificando ações em pontos considerados críticos”, destacou. (B.B)