Cotidiano

Terreno baldio se torna depósito de lixo

Área causa transtornos aos moradores e coloca saúde das pessoas em risco, no bairro Asa Branca

Um grupo de moradores do bairro Asa Branca, na zona Oeste da Capital, denunciou à Folha o despejo irregular de lixo e o descarte de animais mortos em um terreno abandonado, localizado no cruzamento das ruas Manoel Vicente de Souza e Armando Nogueira. A área, usada como depósito de lixo, fica ao lado de um condomínio residencial, em frente a uma escola estadual. O mau cheiro causado pelos animais mortos, além da grande quantidade de lixo e de entulhos jogados na área, tem incomodado os moradores próximos.

“Gostaria de denunciar as pessoas que ficam jogando lixo e animais mortos quase que diariamente nesse terreno. A gente fica numa situação complicada, porque ficam vários urubus comendo esses animais, e vários bichos entram nas nossas casas por conta disso”, reclamou o fiscal agropecuário, Luciano Nilton.

Conforme ele, o terreno pertenceria à Prefeitura, que não estaria fazendo a limpeza do local. “Gostaria que a Prefeitura tomasse alguma providência em relação a isso. Até o momento, sabemos que é da Prefeitura e gostaríamos que o terreno fosse limpo e cercado”, denunciou.

A professora Sandra Grützmacher contou que os moradores estão receosos quanto à possibilidade de contaminação decorrentes do lixo no terreno baldio. “Esse lixo causa, além do mau cheiro, possibilidades de contaminação, pois não se sabe que materiais estão naqueles sacos. Assim, pode haver contaminação do solo e também dos moradores que estão próximos ao terreno”, disse.

O morador Miguel Felipe também denunciou que uma empresa que presta serviço à Prefeitura estaria jogando entulho no local. “Um dia flagrei um trator dessa empresa que tava remexendo à noite no terreno, o cara jogou o trator em cima de mim e veio cheio da razão perguntando por que eu estava tirando foto. Aí quando argumentei e mostrei que ele estava errado, que não podia jogar entulho ali”, relatou.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que enviaria uma equipe até o cruzamento das ruas Manoel Vicente de Souza e Armando Nogueira, no bairro Asa Branca, ainda na sexta-feira, 20, para verificar a situação do terreno e tomar as medidas cabíveis. Sobre a empresa, a prefeitura reforçou que a fiscalização irá verificar e caso seja constatado, a empresa será notificada. (L.G.C)