Cotidiano

TJ tem índice de conciliação quatro vezes maior que média nacional

Segundo o presidente do TJRR, Mozarildo Cavalcanti, uma das medidas que garantiu o crescimento foi o investimento em inteligência artificial

O Tribunal de Justiça em Roraima (TJRR) obteve, até o momento, um índice favorável de conciliação em 2020. A quantidade de processos resolvidos é quatro vezes maior do que a média nacional e a expectativa é que o percentual venha a crescer até o final do ano. 

A informação foi repassada pelo presidente do TJRR, Mozarildo Cavalcanti, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM. O gestor explica que o Poder Judiciário em Roraima obteve um salto no índice de conciliação nos últimos dois anos.

Em 2019, o projeto que incentiva a conciliação, o “Concilia Roraima” foi encerrado com um percentual de aproximadamente 40%, disse Mozarildo. Este ano, o projeto foi separado em duas etapas e já na primeira delas o  TJRR conseguiu superar o número do ano passado.

“Desenvolvemos esse projeto “Concilia Roraima” e tivemos um número de 40%, já um aumento em 2019. Foi tão grande o sucesso que nós dividimos este ano em duas etapas, em junho e outubro. Só a de junho já chegou ao patamar do ano passado, de 43% de conciliação. Isso significa que em outubro a perspectiva é de aumentar. Para comparar, o índice nacional é em torno de 10%”, explica.

O gestor explica que o aumento do índice também se dá por conta de uma das formas escolhidas pelo TJRR para garantir a redução de gastos da instituição e também, para agilizar o andamento dos processos.

“Diante do congelamento de orçamento, uma das estratégias que foi adotada foi apostar bastante na tecnologia. Nós desenvolvemos um serviço de inteligência artificial que nos permitiu fazer audiência por videoconferência e a degravação de depoimentos. O processo de degravação é muito demorado e caro. Algo que demorava algumas semanas passou a ser realizado em três minutos”, declarou.

O investimento em inteligência artificial também facilitou a migração do serviço presidencial para o serviço online, em razão da pandemia do covid e a necessidade de distanciamento social. 

“Quando chegou a pandemia e nós tivemos que passar a atuar de forma remota, foi extremamente importante esse serviço. Permitiu que o Tribunal inclusive aumentasse a produtividade. Além evidentemente do trabalho árduo dos servidores, magistrados e parceiros”, declarou.

Os investimentos, segundo Cavalcanti, permitiram que a instituição passasse a fazer conciliações a distância, inclusive, com envolvidos em diferentes estados e até países.

“Temos situações que uma parte estava no Japão e participou da audiência normalmente. Algo que não seria possível antes. O processo de conciliação é sempre incentivado no judiciário por que é a melhor forma de resolver um problema.  É algo que nos dá uma satisfação muito grande. Vemos o TJRR incentivando a conciliação, usando a inteligência e resolvendo problemas para a população. É um conjunto de resultados positivos”, pontuou o presidente.