Torre de esgoto no Canarinho desaba; Caer garante que serviço não será afetado

Diretora da companhia explica causas do incidente e afirma que a estrutura será reparada em breve.

Tudo de fibra de vidro tinha mais de 25 anos, afirma diretora da companhia — Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV
Tudo de fibra de vidro tinha mais de 25 anos, afirma diretora da companhia — Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

A torre hidráulica da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), localizada no bairro Canarinho, desabou na tarde desta segunda-feira. O dispositivo, que atua como um “suspiro” do esgoto do Igarapé Mirandinha, havia sofrido uma fissura na última quinta-feira (5), após um temporal, e acabou rompendo.

Equipes da Caer estiveram no local para realizar a limpeza da rua, enquanto a diretoria prestava esclarecimentos. De acordo com a diretora da companhia, Elisângela Rodrigues, a situação já foi contornada.

Companhia realiza limpeza dos resíduos na avenida — Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

“Com aquele temporal [da última quinta-feira] houve uma fissura nessa tubulação que é de fibra de vidro. Nós consertamos e com a pressão dos dejetos que passam nessa rede, houve um rompimento justamente na emenda que fizemos, o que ocasionou o tombamento da estrutura, que é essa chaminé, que hoje é como se fosse uma válvula de retenção. Nós já contornamos toda a situação, a elevatória acabou de passar por uma mega reforma: bombas novas, equipamentos todos novos, e essa tubulação específica tem mais de vinte e cinco anos. O dano só foi material para a companhia e vamos consertar, fibrar novamente e deixar o equipamento pronto para ser utilizado novamente”, explicou Rodrigues.

Apesar do incidente, a Caer assegura que o serviço de esgoto da região não será prejudicado e que a estrutura será reparada em breve.