A praça do Conjunto Tiradentes, popular Cabos e Soldados, no bairro Caranã, zona Oeste, fica dentro de um conjunto de policiais militares, mas isso não intimida os traficantes. O que deveria ser um local de entretenimento virou “boca de fumo” e reduto de marginais. Nos banheiros e quiosques o que não faltam são papelotes secos e latinhas utilizadas no consumo de drogas.
O conjunto é habitado em grande parte por policiais militares da reserva da PM. E são os próprios policiais que denunciam os traficantes. Outra preocupação é que muitos adolescentes frequentam a praça. Ao entardecer, dezenas de crianças da redondeza também vão ao local brincar no parquinho.
“Era para ser um ambiente de lazer e entretenimento, mas esta praça virou ponto de venda e consumo de droga. É um antro de marginais. Um absurdo. Não respeitam mais nem a polícia”, reclamou uma moradora da Rua Wilson Paulino da Silva.
Os traficantes seriam de bairros vizinhos. O movimento na praça aumenta principalmente aos finais de semana, quando muitos adolescentes se reúnem no local para usar droga nos banheiros e quiosques. Há registros também de brigas de galera e assaltos na praça.
Moradores denunciaram que os traficantes escondem a droga no parquinho das crianças ou embaixo de bancos. A Folha foi até a praça e constatou a denúncia. Os banheiros estavam com as portas quebradas e com vazamento de água. O local estava sujo e fedido. Vândalos picharam as paredes e quebraram alguns bancos. O parquinho oferece riscos às crianças. Os brinquedos estão quebrados.
“Um local tão bonito, mas que foi tomado pelos marginais. É uma pena. A gente não pode pegar nossos filhos e passear à tarde porque esses marginais ficam usando droga. Cadê os guardas para tomar conta da praça?”, questionou uma moradora. (AJ)
PREFEITURA – Com relação ao tráfico de drogas, a Prefeitura de Boa Vista informou, em nota, que isso é de competência do Governo do Estado, que inclui a segurança pública. Quanto à segurança na praça, segundo a nota, os guardas municipais atuam periodicamente em rondas feitas por todo o bairro.
A Secretaria Municipal de Obras (SMOU) informou, também em nota, que as manutenções na praça Conjunto Cabos e Soldados são feitas periodicamente e disse ainda que não há previsão de uma reforma ampla em toda a praça. Reforçou que equipes da secretaria verificam os problemas e, quando detectados, os resolvem.
PM – Com relação à Praça Cabos e Soldados, a PM já tem conhecimento do problema e mantém rondas diárias no local. Inclusive, serão aumentadas com o reforço das novas viaturas que estão chegando. O comandante de Policiamento da Capital, tenente-coronel Paulo Macedo, ressalta que a operação Tolerância Zero, desenvolvida pelo 1º Batalhão, realiza ações de abordagem no referido bairro, com intuito de diminuir a criminalidade em dias e horários com maior índice criminal.
A Polícia Militar afirma que está sempre atuando para o bem-estar da população do Estado e que o Programa de Policiamento Comunitário irá se estender a toda Capital. “Dessa forma, o Caranã e bairros vizinhos terão maior proximidade entre a polícia e a população”, frisou.