Cotidiano

Traficantes aproveitam a falta de polícia para aliciar crianças

Traficantes aproveitam a falta de polícia para aliciar crianças e agir a qualquer hora do dia na vila

Moradores da Vila São Silvestre, próximo ao Município de Alto Alegre, Centro-Oeste do Estado, estão se sentindo inseguros. Segundo eles, há mais de um ano não existe policiamento no local, fazendo com que a venda e uso de entorpecentes crescesse, assustando os moradores e destruindo famílias.
“Nossa vila está pedindo ajuda. Não temos policiais aqui e quando passamos é possível ver crianças se drogando. É muito fácil o acesso às drogas e ninguém faz nada. Os pais estão todos desesperados”, disse um ex-professor da vila que pediu para não ser identificado.
Ele relatou que a população não sabe como agir diante da situação e que não existe um órgão ou entidade que os ajude. “É muita droga, muita pasta base de cocaína. Tem demais e está destruindo os jovens. E nós, pais e responsáveis, estamos perdendo o controle dos nossos filhos”, frisou.
Conforme ele, crianças de 8 a 10 anos estão tendo acesso às drogas e chegam em casa à noite drogadas. “A mãe de um menino de 10 anos me pediu ajuda, desesperada. Eu então peguei o menino para criar porque não aguentei ver a situação dele”, disse emocionado. “Trouxe ele para Boa Vista porque estava se perdendo. Ele saía de casa de manhã e fugia da escola para usar pasta. Conversando com ele, eu descobri que ele também bebia com os colegas. Ele me disse: ‘Sim, eu tomava umas cachaça com os amigos’. Não consegui. Jurei para mim mesmo que vou salvar a vida dele”, afirmou.
Para ele, a falta de policiamento permitiu que a situação chegasse ao ponto que está. “Os traficantes foragidos de Boa Vista vão todos para a vila. Lá eles se sentem seguros e a população, principalmente as crianças, fica completamente à mercê”, enfatizou ao atribuir a origem dos entorpecentes às regiões próximas. “Em Alto Alegre também é descontrolado. Agora eles também vão se refugiar na Vila São Silvestre. É uma feira de drogados a céu aberto, e as crianças infelizmente estão sendo levadas pelo mesmo caminho. É extremamente lamentável e desesperador”, disse.
POLÍCIA MILITAR – Em contato com o coronel Carvalho, responsável pelo policiamento na região, ele afirmou que o policiamento na Vila São Silvestre está suspenso. “Realmente não há policiamento na região, muito antes de eu assumir o comando já não havia”, destacou.
Sobre a denúncia, o coronel afirmou que uma equipe do Comando de Alto Alegre será designada para fazer rondas no local. “Irei destacar uma equipe que irá começar a partir de agora a fazer visitas regulares no local”, disse, destacando que o local também não foi contemplado com o programa Ronda no Interior. “Por falta de equipamento e pessoal, o Ronda no Interior não pôde chegar ao local, mas nós iremos averiguar a denúncia”, frisou. (JL)