O transporte das urnas eletrônicas para localidades consideradas de difícil acesso no interior do Estado, será realizado na próxima sexta-feira, dia 3, segundo informou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR), Hermenegildo D’ávila.
Nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Pacaraima e Uiramutã, são 16 locais, sendo 13 comunidades indígenas. Nos municípios de Bonfim e Normandia são oito comunidades indígenas. Mais nove localidades estão na região Sul, compreendendo o Baixo Rio Branco, cortando os municípios de Caracaraí e Rorainópolis, e outras em Caroebe e São Luiz do Anaúa.
Para chegar com os equipamentos eletrônicos a estes locais, o TRE/RR tem a parceria do Exército Brasileiro, que leva os aparelhos e os técnicos do órgão eleitoral em aviões e helicópteros, dependendo da localidade. A parceria com as Forças Armadas é somente para o transporte, e a segurança dos equipamentos é feita pelos próprios técnicos.
“A segurança da urna eletrônica é muito simples, pois é feita pelos próprios técnicos que acompanham o equipamento. Ao chegar ao seu destino, eles checam se está tudo em ordem na urna, se não houve nenhum problema técnico durante o trajeto da viagem”, frisou.
Segundo o secretário, este ano o TRE optou por fazer o transporte das urnas a dois dias da eleição para evitar problemas de manuseio das urnas nestas localidades. “Quando falamos em segurança, falamos em todos os aspectos: se a urna quebra durante a viagem, se a bobina não deu problema e ainda fazer o teste para verificar se está tudo em ordem, sem nenhuma avaria”, frisou. BAIXO RIO BRANCO – Quanto às urnas que serão transportadas para o Baixo Rio Branco, Hermenegildo D’ávila informou que apenas os servidores fazem o acompanhamento sem a necessidade de oficiais do Exército. “Temos uma embarcação que já seguiu para o Baixo Rio Branco com as oito urnas da região com nossos técnicos. O procedimento é o mesmo com a segurança e a checagem dos equipamentos”, disse.
BOA VISTA – A distribuição de urnas eletrônicas em Boa Vista será feita por uma empresa terceirizada contrata pelo TRE, que vai levar os equipamentos no sábado, dia 4, a todos os locais de votação.
APURAÇÃO – A exemplo de outros anos, a apuração dos votos deve começar por volta das 20h com a chegada das primeiras urnas ao TRE. Porém, por se tratar da primeira eleição com o uso da biometria, Hermenegildo D’ávila explicou que é possível haver atraso no início da apuração.
“Será a primeira eleição com o uso da biometria, e isso pode causar atraso na apuração devido à demora na hora da votação que pode ser maior que o normal”, disse. “Por isso, pedimos que os eleitores procurem votar o mais cedo possível e não deixem para a tarde, podendo causar impacto até as 17h, quando os portões das seções são fechados, mas todas as pessoas que tiverem no local terão que votar”, frisou. (R.R)
Cotidiano
Transporte de urnas começa na sexta-feira
Localidades de difícil acesso começarão a receber urnas eletrônicas de forma antecipada para evitar qualquer imprevisto