Cotidiano

Transporte escolar retorna às atividades na Capital e Interior

Os 630 ônibus divididos entre Governo e Prefeitura de Boa Vista começaram as rotas nesta segunda-feira, 02

Após mais de um ano parado, o transporte escolar no interior do Estado voltou a funcionar nesta segunda-feira, 02. De acordo com o Governo do Estado, os 600 veículos serão distribuídos para rotas dos municípios, atendendo oito mil alunos em vicinais e em comunidades indígenas.

O processo de contratação de empresas terceirizadas para a prestação de serviço de transporte escolar ficou suspenso por uma decisão da Justiça. Em fevereiro deste ano, uma nova decisão judicial autorizou o prosseguimento do processo. Então a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) deu continuidade ao procedimento licitatório, cumprindo todos os ritos processuais exigidos em lei.

Estão sendo contratados 32 empresas com 600 veículos entre ônibus, micro-ônibus, vans e picapes. Um investimento na ordem de R$ 43 milhões com recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Tesouro Estadual.

Os veículos foram vistoriados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para garantir que estão aptos, com a verificação de todos os itens exigidos para o transporte seguro dos estudantes.

“Esta é uma ação importante para regularizar o atendimento educacional dos alunos que estavam ainda em atendimento remoto desde 2020. É uma política pública efetiva que garante a chegada e permanência dos alunos na escola e que foi realizada com compromisso e responsabilidade e com a correta aplicação dos recursos públicos”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

A secretária destacou ainda que as 401 rotas distribuídas nos 15 municípios do interior do Estado foram aferidas em um processo de georreferenciamento e que, como o contrato terá vigência de cinco anos, as rotas poderão ser adequadas conforme a movimentação de matrículas dos estudantes.

Veículos serão distribuídos para o interior nesta segunda-feira. Os contratos com as empresas já estão assinados. Nesta segunda-feira, serão emitidas as ordens de serviço e os veículos já começam a ser encaminhados para as rotas.

Nas últimas semanas, as empresas vencedoras dos lotes estiveram nas escolas do interior para um contato prévio e alinhamento das atividades junto à gestão das instituições de ensino.


Nesta segunda-feira, serão emitidas as ordens de serviço e os veículos já começam a ser encaminhados para as rotas (Foto: Divulgação/Secom) 

Micro-ônibus atenderão áreas rural, indígena e urbana

Para otimizar o serviço de transporte escolar nas áreas rurais, indígenas e urbanas, A Prefeitura de Boa Vista informou que foram adquiridos 30 micro-ônibus. De acordo com a Prefeitura, a partir desta segunda-feira, 2, seis deles já começaram a circular, atendendo os alunos das escolas do campo José Davi Feitosa (Murupu), Aureliano Soares da Silva (Truaru), Leila Maria da Silveira (Murupu – Santa Fé) e na rota João de Barro.

Cada micro-ônibus tem capacidade para atender 32 alunos em cada turno. No João de Barro havia dois veículos que atendiam 175 alunos. Agora, com mais um veículo na rota, serão mais 64 crianças atendidas, pela manhã e à tarde. O transporte escolar sai da associação dos moradores, levando os alunos para cinco escolas do bairro Cidade Satélite, com toda segurança e acessibilidade para os cadeirantes.

A rotina de Diorayra Lorrane, 20 anos, mudou com a chegada do novo veículo. Todos os dias, ela levava seu irmão Paulo Gabriel, 4 anos, de bicicleta para a escola do Vila Jardim. “Melhorou bastante minha vida. Eu já estava esperando ansiosa por essa vaga. Todos os dias eu ia de bicicleta deixar ele na escola, era perigoso. Esse novo micro-ônibus vai melhorar a situação das crianças e dos pais também”, disse.

Cerca de 1.900 alunos são atendidos com o Transporte Escolar e a capacidade de atendimento vai se ampliando conforme as entregas dos micro-ônibus. Serão 46 veículos circulando nas regiões de difícil acesso, no caso, atendendo as 12 escolas indígenas e as cinco escolas do campo.

Outros veículos – A prefeitura também vai entregar 10 vans, onde serão atendidas rotas de transporte escolar e também a sede da secretaria para realização do trabalho de visita e acompanhamento técnico das macroáreas (setores pedagógicos da SMEC).