Cotidiano

Transporte público está entre as maiores queixas do boavistense

Uma pesquisa mostrou que 47,53% dos boavistenses entrevistados consideraram piora na qualidade de vida em Boa Vista. No entanto, ainda de acordo com a pesquisa, esse mesmo grupo se mantém otimista que haja melhora nos próximos anos.

A informação faz parte da pesquisa de opinião pública realizada pelo Observatório da Amazônia – Instituto Socioambiental, que entrevistou 688 pessoas.

A pesquisa abrange seis categorias sociais: educação, saúde, segurança pública, habitação, transporte público e emprego. A educação foi o ponto em que mais de 81% dos entrevistados consideraram que melhorará nos próximos quatro anos.

Entretanto, a expectativa quanto ao transporte público é cerca de 40%. Ou seja, os entrevistados consideram que o investimento no transporte não será o principal foco dos governantes devido à instabilidade política e o alto valor da tarifa.


Tomás Correia e Junior Paricarana, responsáveis pela pesquisa (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Segundo o diretor-geral do Observatório, Tomás Correia, o preço da passagem do transporte público impacta diretamente a qualidade de vida da população boavistense, principalmente do trabalhador que utiliza o meio para o dia a dia.

“No nosso ponto de vista, como instituição popular, o que chama atenção aqui no nosso estado e município é que temos o alto valor dessa passagem e somos a menor capital do país. E o nosso trajeto para se deslocar de um ponto a outro, comparado às grandes capitais, é bastante pequeno”, explicou Correia.

Quanto a educação, os entrevistados acreditam que haverá investimento na área devido a expansão da militarização das escolas, como também da inserção de atividades culturais.

“Nós acreditamos que é um reflexo da sociedade e das crescentes estatísticas da violência, tanto na escola com xingamentos e ameaças, quanto nas ruas. Isso mostra que acreditam na militarização das escolas, mas nós, como instituição, acreditamos nas escolas como espaços de reflexão, do conhecimento crítico, da arte e do esporte”, disse o pesquisador, Júnior Paricarana, um dos pesquisadores do Observatório.

Entretanto, em segurança pública, a população acredita na melhoria da categoria (62,21%) porque é preciso oportunizar aos jovens e crianças ações de cultura, arte e esporte.

BANCO DE DADOS

Com o objetivo de acrescentar ao banco de informações do observatório independente, conforme o diretor-geral, a pesquisa pode servir como base para ações de órgãos públicos e na construção de políticas públicas. Para ter acesso à pesquisa do Observatório da Amazônia clique aqui.

PREFEITURA – Por meio de nota a Prefeitura de Boa Vista, informou que tem investido em várias melhorias no projeto de modernização da mobilidade urbana, no que diz respeito ao transporte público, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR).

 Ainda de acordo com o Executivo Municipal, em Boa Vista, o transporte público coletivo ônibus tem aproximadamente 24 mil usuários por dia nos dois terminais, o José Campanha Wanderley e Luís Canuto Chaves, utilizando as 17 linhas disponíveis. O Terminal Luís Canuto Chaves foi ainda completamente reformado para melhor atender a população.

A frota veicular conta com 83 (oitenta e três) veículos, todos 100% acessíveis e 53% climatizados. Em 2020, a EMHUR adquiriu nove (9) novos ônibus, sendo 8 simples e 01 articulado. O ônibus articulado tem capacidade para 134 passageiros sentados e em pé e, os demais, têm capacidade para 83 passageiros cada.

“O município de Boa Vista, com o objetivo de otimizar e modernizar o bem-estar do usuário, construiu 675 abrigos, sendo 75 abrigos climatizados e 600 abrigos simples cobertos. Ressalta que os abrigos possuem acessibilidade aos usuários com necessidades especiais, garantido assim deslocamento seguro a todos os bairros da cidade. Além do transporte coletivo ônibus, os usuários também são atendidos pelo transporte alternativo taxi lotação, que no município operam 411 veículos, realizando as mesmas rotas dos ônibus, adotando as flexibilizações das rotas, bem como a extensão do horário em domingos e feriados”, diz trecho da nota.

Acrescentou ainda que nos últimos 8 anos (2013/2020) “o transporte público no município de Boa Vista teve uma melhoria significativa na renovação da frota veicular priorizando e segurança e o conforto do usuário do transporte”, conforme abaixo:

ANO   QUANTIDADE DE VEÍCULOS

2013    10

2014    24

2015    5

2016    9

2017    5

2020    9