No domingo, 26, ocorrerá o segundo turno das eleições de 2014, quando todo o País irá às urnas votar em um dos candidatos que concorrem à Presidência da República, e eleitores de 13 estados, incluindo Roraima mais o Distrito Federal, elegerão também seus governadores. De acordo com estimativas do Tribunal Regional Eleitoral (TER-RR), o tempo médio para votação será de 1 minuto.
O secretário de Tecnologia da Informação do órgão, Hermenegildo D’Ávila, aconselhou os eleitores a chegarem cedo ao local portando um documento de identificação oficial com foto e o título de eleitor. “É importante que o eleitor leve a ‘cola’ para que não haja dúvida quanto ao número dos candidatos em quem ele vai votar”, frisou o secretário. O horário de votação será o mesmo do primeiro turno, com início às 8h, no horário local, e encerramento às 17h. Após o término da votação, a estimativa é de que por volta das 20h o resultado para Governo do Estado seja divulgado.
CALENDÁRIO – Desde ontem, e até 48 horas depois do encerramento da eleição de domingo, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, capuf).
A partir de amanhã, exatos três dias antes do segundo turno, estará proibida a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/97, art. 39, SS 4° e 5°, I).
Na sexta-feira termina o prazo para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e também da divulgação paga, na imprensa escrita. Neste mesmo dia também será o último prazo dado às emissoras para promover debate entre os candidatos, somente até a meia-noite.
Por fim, sábado, véspera do pleito, será o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, divulgando jingles ou mensagens de candidatos, conhecidos como “carros de som”, que só poderão rodar entre as 8h e as 22h.
Também no sábado só poderão ser distribuídos santinhos e realizar caminhada, carreata e passeata até as 22h.
Saiba o que é permitido ao eleitor no dia da votação
Com o início da votação, pontualmente às 8h de domingo, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Hermenegildo D’Ávila, explicou que é vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
Também será proibida, até o término da votação, a aglomeração de pessoas com camisas de partido, bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. A regra é valida também para os mesários e representantes de partidos.
O eleitor não pode levar para a cabine de votação aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, que deverá der deixado junto com os mesários enquanto o eleitor estiver votando.
As pesquisas de boca de urna realizadas no dia só poderão ser divulgadas após as 19 horas do horário de Brasília relativas à presidência. E as pesquisas realizadas no dia da eleição referentes aos demais cargos poderão ser divulgadas a partir das 17 horas do horário local.
O encerramento das eleições está previsto para as 17 horas, quando serão emitidos os boletins de urna e será dado início à apuração e à totalização dos resultados, previstos pelo TER-RR para sair até as 20h do domingo. (JL)
Cotidiano
TRE orienta eleitores sobre 2º turno da eleição para governador e presidente
Eleitores devem se dirigir ao local de votação portando um documento oficial de identificação com foto e o título de eleitor