Cotidiano

TRE precisa de 50 mesários para o 2º turno

Além de dois dias de folga por dia de convocação, trabalhar nas mesas receptoras contará pontos como critério de desempate no concurso público

A 5ª Zona Eleitoral (ZE) de Boa Vista está fazendo uma campanha para cadastrar 50 mesários voluntários que ficarão na condição de reserva e poderão atuar no segundo turno das eleições gerais de 2014, caso haja necessidade. Os interessados podem procurar o cartório da 5ª ZE, localizado na avenida Nazaré Filgueiras, 2077, próximo ao 4º DP, bairro Pintolândia, ou por meio do telefone 3623-9357, no horário das 8h às 19h.
Além das vantagens determinadas em lei, a exemplo dos dois dias de folga por dia de convocação, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima acrescentou outro benefício: trabalhar nas mesas receptoras de votos contará pontos como critério de desempate no concurso público da Justiça Eleitoral roraimense, com previsão de publicação do edital até o final de novembro. Segundo o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, Randerson Aguiar, há também benefícios para quem é universitário. Desde 2008, o Tribunal firma parcerias com instituições de ensino superior e este ano foi formalizado convênio com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdades Cathedral e Estácio Atual e Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES).
“O acadêmico de qualquer curso pode se beneficiar. Além dos dois dias de folga para cada dia de convocação, sendo um de treinamento e outros dois no 1º e no 2º turnos da eleição, ou seja, seis dias de folga, ele terá a vantagem no critério de desempate, caso se inscreva no concurso do TRE. E ainda ganhará 30 horas de crédito que contarão para as disciplinas optativas, como atividade na grade extracurricular”, explicou.
Aguiar ressaltou que o mesário é personagem fundamental para a realização das eleições e que este ano serão necessários 4.240 cidadãos para trabalhar nas 1.060 seções eleitorais instaladas em todo o Estado. “Eles são responsáveis por organizar todo o processo de votação, desde a instalação da urna eletrônica, organização de filas, conferência do nome do eleitor no caderno de votação e entrega de comprovante de votação”, destacou.
Para ser mesário, basta ser eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não podem atuar como mesário: candidato ou parente de candidato, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; os que pertencem ao serviço eleitoral; e fiscais e delegados de partido político ou coligação.
Justiça Eleitoral realiza geração de mídias, carga e lacre das urnas
A Justiça Eleitoral inicia hoje, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), os procedimentos de geração de mídias, carga e lacre das 1.310 urnas eletrônicas disponibilizadas para o segundo turno das eleições de 2014.
Conforme o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Hermenegildo D’Ávila, dar carga significa transferir para as urnas os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores.
“Em seguida, os técnicos fazem os testes de funcionamento da urna, como a verificação do som, impressora, teclado e micro-terminal. Após essa fase, eles colocam os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral, promotor e representantes de partidos e coligações, que estão presentes em todo o processo”, comentou.
D’Ávila ressaltou que os técnicos executam todos os procedimentos com atenção redobrada. “É um serviço criterioso e de fundamental importância porque não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição”, disse.
O presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, explicou que esse é um dos momentos mais importantes do processo eleitoral. “Após a carga das urnas eletrônicas, elas serão lacradas e as informações contidas na máquina não poderão ser alteradas. Convidamos todos os presidentes de partido, candidatos, eleitores e a comunidade em geral para acompanharem esse procedimento”, disse.
De acordo com o calendário, as primeiras atividades serão realizadas em 76 urnas eletrônicas da 7ª Zona Eleitoral (ZE), que abrange os municípios do Amajari, Pacaraima e Uiramutã.  Hoje à tarde, os mesmos procedimentos serão realizados em 64 urnas da 6ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Mucajaí e Iracema.
Amanhã ocorrerá a geração de mídias, carga e lacre em 130 urnas da 3ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Normandia. No período da tarde, os procedimentos serão realizados em 50 urnas da 2ª Zona Eleitoral, localizada em Caracaraí.
Na 4ª Zona Eleitoral, pertencente aos municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá, o processo será feito no próximo dia 18 em 63 urnas eletrônicas. Na 8ª Zona Eleitoral, a geração de mídia, carga e lacre ocorrerão no mesmo dia, em 60 urnas.
A geração de mídias, carga e lacre das 410 urnas da 5ª ZE ocorre no dia 20 e, no dia 21, será a vez de 207 urnas da 1ª Zona Eleitoral passarem pelo mesmo procedimento. Em Roraima, existem 1.310 urnas no total, sendo 250 de contingência (reserva).