O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), promove hoje, dia 20, a partir das 18h30, no auditório da Faculdade Estácio, o seminário Justiça Eleitoral e Imprensa. No encontro, voltado para os profissionais e acadêmicos de Direito e Comunicação, ocorrerão debates sobre a publicidade eleitoral na internet e nas redes sociais. O encontro conta com a presença de profissionais das duas áreas, além de especialistas em política.
O coordenador de publicidade e cerimonial do TRE-RR, Orib Ziedson, informou que para participar do evento, o interessado deve acessar o portal do TRE na internet (www.tre-rr.jus.br/) e realizar uma inscrição prévia. “Não haverá cobranças, a inscrição é necessária apenas para a confecção de um certificado com carga-horária de 4 horas, emitido pela EJE”, explicou.
O tema da primeira palestra será: Os desafios da informação na era das redes sociais, ministrada pela assessora de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Juliana Neiva. Serão debatidos assuntos como a propaganda eleitoral na internet e os mitos e verdades sobre o processo eletrônico de votação.
“Hoje em dia a propaganda eleitoral ultrapassou o limite dos cartazes, outdoors, TVs e rádios e migrou muito para a internet. Muitos políticos se utilizam deste meio e acabam cometendo erros por não conhecerem a legislação vigente”, disse Ziedson.
Após a palestra, ocorrerá uma mesa redonda com profissionais da comunicação, incluindo a jornalista e colunista da Folha, Shirley Rodrigues, sobre o tema. “Neste momento iremos abrir a programação para a participação do público, para que eles possam expor suas opiniões e esclarecer dúvidas”, observou.
A segunda palestra abordará o tema: O ético e o legal na publicidade eleitoral. O palestrante será o professor de Ciência Política e coordenador do curso de Direito da Faculdade Estácio Atual, Pedro Cerino. Na mesa de debates estarão profissionais das áreas de TV e rádio e o procurador da república em Roraima, Henrique Sadamatsu, o mediador será o juiz federal Diego Oliveira.
Ziedson destacou que, apesar do evento ser voltado para os profissionais e acadêmicos de Direito e Comunicação, a sociedade pode participar. “Os temas debatidos não são somente de interesse deste público. Quem quiser participar pode acessar o portal e também se inscrever”, observou. (I.S)