Cotidiano

Três novos cursos superiores podem funcionar em 2016

Podem ser implantados cursos de Pedagogia, Engenharia de Pesca e Agronomia

O governo do estado vai firmar convênio com a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) para que três novos cursos superiores – Pedagogia, Engenharia de Pesca e Agronomia – possam começar funcionar e atender aos assentados do Estado em 2016.

Os cursos oferecidos pelo Pronera serão custeados pelo Governo Federal e serão repassados R$ 12 milhões, com parcelas mensais enviadas no período de cinco anos, que custearão estrutura, professores, transporte e tudo o que for necessário para realização do curso.

O convênio foi debatido em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, dia 11, no Palácio Senador Hélio Campos, com a governadora Suely Campos, a senadora Ângela Portela, e o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Alysson Rogers Macedo, o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Kelton Lopes, o coordenador do Programa Terra Legal, Ildo de Rocco, além dos asseguradores estaduais do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), Marcos Rogério Fonseca e Derocilde Pinto Silva.

Suely Campos disse que o setor jurídico já está realizando uma análise do convênio e irá se manifestar em uma semana sobre o assunto. “Se estiver tudo certo, nossa intenção é firmar o convênio sim”, adiantou a governadora.

PRONERA
O Programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário propõe e apoia projetos de educação para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária, voltado aos jovens e adultos dos projetos de assentamento criados pelo Incra. Por meio do Pronera, esse público tem acesso a curso de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização. O Programa também capacita educadores para atuar nos assentamentos e coordenadores locais.