Três pessoas foram presas na madrugada desse domingo (19), quando tentavam atravessar a barreira de fiscalização próxima ao município do Bonfim, região ao Norte do Estado. O grupo estaria retornando com máquinas de exploração de garimpo ilegal.
O caminhão foi abordado na BR-401 com maquinários que seriam supostamente destinados à exploração de garimpo na comunidade do Napoleão, localizado na reserva indígena Raposa Serra do Sol. Três “moinhos”, utilizados na quebra de pedras, motores geradores e bombas hidráulicas foram apreendidos.
A três pessoas que acompanhavam o caminhão em um outro veículo se identificaram como proprietários dos equipamentos e foram conduzidos à Polícia Federal para prestar esclarecimentos.
Durante interrogatório, eles confirmaram que estavam participando da atividade de garimpo na comunidade indígena, mas devido a crise provocada pela Covid-19, o negócio não estaria mais sendo tão lucrativo e, por isso, estavam retirando as máquinas.
Os envolvidos foram presos em flagrante por associação criminosa e liberados após o pagamento de fiança. A ação também contou com o apoio do Exercito Brasileiro.