Cotidiano

Tribunal de Justiça institui a criação da Secretaria dos Juizados Cíveis

Segundo o órgão, o modelo vai unificar ações de vários juizados especiais

A Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) apresentou na manhã desta quarta-feira, 27, o novo modelo de trabalho dos Juizados Especiais Cíveis aos servidores e magistrados. A apresentação ocorreu na sala de Sessões do Palácio da Justiça.

Conforme o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), após aprovação da Resolução 34/2016, as Secretarias dos Juizados Cíveis deverão atuar de maneira unificada e com três Seções: Seção de Atermação e Distribuição, Seção de Conciliação e Seção de Movimentação Processual e Execução.

Além da unificação da Secretaria dos Juizados Cíveis, a resolução criou ainda o Sistema dos Juizados. Os trabalhos ficarão sob responsabilidade da Desembargadora Tânia Vasconcelos. Os trabalhos serão compostos pelo 1º, 2º e 3º Juizados Especiais Cíveis, Juizado Criminal, Juizado da Fazenda Pública e Turma Recursal.

Segundo Tânia, a mudança nos Juizados Cíveis e a Criação do Sistema dos Juizados visa cumprir integralmente a Lei Nº 9.099/1995, que dispõe sobre os Juizados e prevê processos orientados por critérios básicos da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a conciliação.

“Desde o atendimento ao cidadão até a solução do conflito apresentado, os Juizados precisam funcionar como um sistema único e integrado, onde todos trabalhem juntos e em prol de uma Justiça cada vez mais acessível”, afirmou.

Com informações do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.