O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 entidades jornalísticas, lançou nessa terça-feira (6) uma campanha para combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, também anunciou a assinatura de um acordo com as plataformas de redes sociais para o combate às notícias falsas, seguindo os mesmos termos das resoluções aprovadas pela Corte em fevereiro.
Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha busca engajar eleitores utilizando uma linguagem regionalizada. A iniciativa partiu da ministra Cármen Lúcia e da diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, e inclui dois livros com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um dos livros é destinado ao público geral, enquanto o outro é voltado para jornalistas.
A cerimônia de lançamento contou com a presença dos sete ministros do TSE e do ex-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, que elogiou o empenho de Cármen Lúcia e reforçou a importância da campanha.
“Não canso de repetir que o mal deste século para a democracia é a desinformação. A instrumentalização das redes sociais por discursos de ódio e antidemocráticos tenta capturar a vontade do eleitor”, afirmou Moraes.
A campanha, desenvolvida por jornalistas da Aner e do TSE, utiliza frases de impacto e uma linguagem descontraída para alertar sobre os perigos das mentiras digitais e incentivar a checagem das informações antes de serem compartilhadas.
“O que queremos é garantir o voto livre, sem contaminação com desinformações e mentiras, que distorcem a liberdade com informações falsas”, enfatizou a ministra Cármen Lúcia.