RORAINÓPOLIS

UBS fluvial passa a atender população ribeirinha do Baixo Rio Branco

A unidade contará com três consultórios, uma sala de enfermagem para procedimentos, sala de triagem, sala de vacina, entre outros recursos

A entrega foi feita no último domingo, 31 (Foto: Divulgação)
A entrega foi feita no último domingo, 31 (Foto: Divulgação)

As comunidades ribeirinhas localizadas na região do Baixo Rio Branco, em Rorainópolis, receberam uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial. A estrutura vai atender de imediato todas as comunidades da região como Xixuau, Bela Vista, Itaquera, Remanso, Vila da Cota, Samaúma, Vila Floresta, Santa Maria e Santa Maria Velha.

A UBS terá três consultórios, sendo dois médicos e um odontológico. A unidade contará também com uma sala de enfermagem para procedimentos, sala de triagem, sala de vacina, laboratório de malária (sala de coleta), farmácia e recepção.

Além disso, a unidade conta com seis quartos para acomodação dos profissionais de saúde, copa, quatro banheiros, inclusive um adaptado para necessidades especiais e uma ampla área de convivência.

Equipamento estava abandonado no porto de Manaus há quatros anos (Foto: Divulgação)

A entrega foi feita no último domingo, 31, pelo prefeito Pinto do Equador, que comentou o planejamento de buscar uma parceria com a prefeitura de Caracaraí para que a UBS possa atender também as comunidades ribeirinhas do município.

“O Ministério da Saúde mandou mensagem dizendo que iria entregar essa UBS Fluvial para outro município ribeirinho. Nós reformamos a UBS, tiramos do estaleiro, negociei uma dívida milionária e trouxemos ela para cá, para servir a cada cidadão aqui de Rorainópolis”, detalhou o prefeito.

O evento de entrega também contou com a presença do senador Mecias de Jesus, do governador Antonio Denarium, além de outros deputados estaduais e vereadores do município.

“Hoje, um sonho acalentado de toda a região do Baixo Rio Branco, uma unidade básica de saúde que estava jogada há mais de quatro anos, pagando aluguel em um porto no Amazonas, uma dívida com a Prefeitura de mais de R$ 1,2 milhão e, agora vai atender toda a população ribeirinha daqui”, pontuou o senador Mecias de Jesus.