Cotidiano

UERR sobe dez posições no ranking nacional

A Universidade Estadual de Roraima está a frente de de instituições como Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), de MG, e Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), de SC

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) subiu dez posi??es no Ranking Universit?rio Folha (RUF), que avalia anualmente o ensino superior do Brasil, realizado pela Folha de S?o Paulo desde 2012.   Agora a Universidade Estadual ocupa a 183? posi??o, ficando a frente de institui??es como Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), de Minas Gerais; Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), de Santa Catarina; Universidade Severino Sombra (USS), do Rio de Janeiro; Universidade da Regi?o da Campanha (URCAMP), do Rio Grande do Sul; Universidade do Estado do Amap? (UEAP); Universidade do Tocantins (UNITINS); Universidade Ibirapuera (UNIB), de S?o Paulo; Universidade Virtual do Estado do Maranh?o (UNIVIMA) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), de Santa Catarina.   Segundo a reitora da UERR, Patr?cia Macedo de Castro, o RUF retrata o resultado do trabalho que vem sendo feito na melhoria da qualidade do ensino e o investimento na qualifica??o dos professores da Universidade. ?Hoje n?s temos 31 doutores, 116 mestres e 89 especialistas. Outros 33 professores est?o cursando mestrado e doutorado, o que pode melhorar ainda mais nossa posi??o no ranking?, disse Patr?cia.   Neste ano a edi??o trouxe duas avalia??es, o ranking das universidades e o de cursos. No das universidades 192 institui??es brasileiras, p?blicas e privadas foram classificadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionaliza??o, inova??o, ensino e mercado.   ?Os dados que comp?em os indicadores de avalia??o do RUF s?o coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de peri?dicos cient?ficos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opini?o feitas pelo Datafolha?, diz a publica??o.   Dentre os aspectos avaliados est?o a propor??o de professores com doutorado e com mestrado; propor??o de professores que trabalham em regime de dedica??o integral e parcial; nota geral obtida pela universidade no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudante), o n?mero de trabalhos cient?ficos publicados; n?mero de cita??es de um artigo cient?fico em outros trabalhos, que indica a relev?ncia da pesquisa; propor??o de publica??o por docente; propor??o de cita??o por docente; propor??o de cita??es por publica??o; volume de recursos obtidos em ag?ncias de fomento, como CNPq e Fapesp; n?mero de publica??es em revistas cient?ficas nacionais e propor??o de pesquisadores com alta produ??o acad?mica (bolsistas do CNPq).