Cotidiano

UFRR divulga conteúdos que serão usados no vestibular

Obras literárias de autores roraimenses Devair Fiorotti e Jaider Esbell fazem parte do conteúdo

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal de Roraima (CPV/UFRR) publicou, nesta quinta-feira (27), o conteúdo programático, bem como as obras literárias, que farão parte do processo seletivo Vestibular 2021. As provas estão previstas para o início do próximo ano.

Para os alunos que farão a primeira etapa do seletivo, foi indicada a obra literária Urihi: nossa terra, nossa floresta, de Devair Fiorotti e Jaider Esbell.

Na segunda etapa será cobrado o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Já para os candidatos à terceira etapa e à prova integral, farão parte do seletivo as seguintes obras:  Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade; Urihi: nossa terra, nossa floresta, de Devair Fiorotti e Jaider Esbell; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

O conteúdo programático das provas geral e específicas, bem como da redação também foram divulgados pela CPV.

Jaider Esbell

Artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Makuxi. Nasceu em Normandia, estado de Roraima, e viveu, até aos 18 anos, onde hoje é a Terra Indígena Raposa – Serra do Sol (TI Raposa – Serra do Sol). Antes de ser artista, habilidade descoberta na infância, Esbell percorreu diversos caminhos, acreditava, levariam à plena condição de manifestar suas habilidades. Deixou a casa dos pais e chegou na capital Boa Vista com o Ensino Médio concluído. Como todo adolescente indígena, fez contatos pares com vilas, cidades e aldeias.

Devair Fiorotti

Autor dos livros Livro dos amores (Patuá, 2014) 30 poemas e solidão (Patuá, 2012), Devair Fiorotti era agricultor, professor, artista plástico e músico. Sua recente obra ‘Urihi – Nossa terra, nossa floresta’ contava a história de luta e a história real de um yanomami que foi roubado de sua tribo para morar com um garimpeiro. O escritor faleceu em março desse ano após complicações em uma cirurgia.