A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a campeã geral da quarta edição dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima. O evento foi realizado pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) em parceria com o Exército Brasileiro, por meio do 6º BEC e do Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos de Boa Vista (Gressb), na sexta-feira, 1º de maio. Esta é a quarta vez consecutiva que a UFRR conquista o título de campeã da competição, ou seja, a instituição vence desde a primeira edição.
No total, participaram da competição 100 universitários indígenas, das instituições de ensino: UFRR, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Estácio da Amazônia e time integrado com atletas de faculdades variadas do Município de Pacaraima, denominada Seleção Raposa Serra do Sol.
As modalidades masculinas e femininas disputadas este ano foram de arco e flecha, cabo de guerra e futebol. Nesta edição, a Fuer ofereceu durante todo o dia um Espaço de Saúde para os atletas que precisaram de atendimentos, ou apenas massagem relaxante. Durante todo o dia, a federação ofereceu frutas e águas para os atletas, além do almoço no próprio local dos jogos.
O Exército Brasileiro e a Base Aérea de Boa Vista participaram apenas como instituições convidadas. Pois, para fins de pontuação, tendo em vista que o evento é universitário, apenas as instituições de ensino receberam pontos nas provas.
Para a presidente da Fuer, Elaine Morellato, o evento foi satisfatório, pois ocorreu dentro do programado. Porém, ela lamenta a pouca participação das Instituições de Ensino Superior do Estado e dos atletas indígenas.
“As faculdades têm cotas para indígenas e deveriam estimulá-los a participar mais dos jogos indígenas, já que esta é a única competição universitária do Brasil promovida exclusivamente para eles. Além disso, esta competição é uma forma que temos de inseri-los no desporto universitário nacional, pois os vencedores do futebol vão disputar a Liga de Desporto Universitária de Futebol Society”, enfatizou.
Representando o Governo do Estado, o secretário Adjunto de Cultura, Francélio Hardi, esteve presente no evento. “Esse evento é espetacular, pois é uma forma de fortalecer a cultura indígena. Devemos sempre caminhar juntos para fortalecer as políticas públicas e, com isso, promover esses resgates culturais que a Fuer tem feito durante essas quatro edições”, declarou.
Para a realização do evento, a Fuer contou com a parceria do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), Gressb, Exército Brasileiro, Foto Roraima e Cacau Show.
RESULTADOS
Na classificação geral universitária, de acordo com a pontuação definida em regulamento, a campeã foi a UFRR com 300 pontos. Seguida pela Faculdade Estácio da Amazônia com 90 pontos. A Seleção Raposa Serra do Sol ficou em terceiro com 50 pontos e a UERR em quarto, com 30.
No arco e flecha, o atleta Marivaldo Silva, da UFRR, conquistou o primeiro lugar e, em segundo, ficaram os estudantes também da UFRR: Esterfeson da Silva e Enver Macuxi. No naipe feminino, vitória da Estácio, com a atleta Aniele da Cruz. Em segundo, ficou a acadêmica Antonia da Silva, também da Estácio.
No cabo de guerra, naipe masculino, a disputa foi entre a equipe Insikiran (UFRR), que ficou em primeiro lugar, e a equipe UFRR 1, que ficou em segundo.. Levou a melhor a equipe do Insikiran. No naipe feminino, os dois grupos finalistas também foram da UFRR. A equipe Cruviana ficou em primeiro lugar, enquanto a equipe UFRR 2 ficou em segundo.
Já no futebol masculino, a grande final foi entre as equipes da Base Aérea e a Seleção Raposa Serra do Sol. Levaram a melhor os atletas da Base, que venceram de 3 x 2 e conquistaram a medalha de ouro.
PARCERIAS
Para o ano de 2015, a Fuer conta com as seguintes parceiras: Prefeitura de Boa Vista, Fetec, Roraima Garden Shopping, Exército Brasileiro, A Fórmula, Farmavita, 6º BEC, Gressb, Governo do Estado, BV Formaturas, Cacau Show, Foto Roraima, Folha de Boa Vista e deputado estadual Jorge Everton.
Fonte: Ascom Fuer