Os reitores da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jefferson Fernandes, e da Universidade Nacional de Ciências Florestais (Unacifor), Emilio Castellanos, assinaram um protocolo de intenções na manhã de ontem, 18. O objetivo da parceria é proporcionar a cooperação entre as instituições para mobilidade e pesquisas.
Com o acordo firmado, haverá mobilidade de professores, pesquisadores, estudantes e de pessoal técnico-administrativo, formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, intercâmbio de informação, estudos e pesquisa, programas, cursos, seminários, conferências, oficinas e assessoria acadêmica mútua.
“O instrumento que assinamos concretiza a parceria. Durante a semana, iremos pensar em um plano de trabalho já havendo a possibilidade de receber, até agosto, dois professores da universidade de Honduras para ficar um tempo aqui em Roraima na UFRR”, declarou Jefferson Fernandes.
A Unacifor é uma universidade de Honduras, especializada em Ciências Florestais e de destaque em toda a América Central. O país tem enfrentado uma crise ambiental, perdendo 1% de sua cobertura vegetal a cada ano por causa do desmatamento e de uma praga.
“O objetivo é procurar como o professor de Honduras pode aprender através da capacidade desenvolvida pelo professor brasileiro, especialmente em foco de prevenção ao ataque dessa praga que está gerando muitos problemas na floresta de Honduras, especialmente na Floresta de Pinheiro, que é a maior que temos na região centro-americana”, declarou o reitor da Unacifor.
De acordo com o reitor da UFRR, a instituição brasileira também ganha com a parceria. Com a intenção de formar doutores, a UFRR soma pontos na inserção internacional, que é um dos itens de avaliação para programas de pós-graduação no Brasil.
Assim, as instituições trabalharam em conjunto nos projetos de pesquisa. No contrato ficou firmado como funcionará a questão da propriedade intelectual sobre os direitos autorais e outros resultados decorrentes da parceria.
No parágrafo único da cláusula oitava se destaca: “Nos termos da legislação vigente, ficam assegurados ao(s) autor(es), pessoa(s) física(s), os direitos morais sobre a(s) obra(s) que criar(em), ficando ajustado que, em relação aos eventuais direitos patrimoniais, os partícipes, no momento oportuno, celebrarão com o(s) autor(es) um termo de cessão de direitos autorais”.
“A legislação é muito específica. A gente tem um comitê interno de pesquisa que trabalha toda essa questão de acesso à informação e isto é muito pacificado na legislação de nosso País. Nós respeitamos a legislação e iremos buscar os caminhos para que os dois parceiros tenham benefícios nestas pesquisas”, disse o reitor da UFRR sobre a questão da propriedade intelectual. (F.A.)