Cotidiano

UFRR oferta 741 vagas pelo SISU

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Das 1.740 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), 741 serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições poderão ser feitas pelo site do SISU a partir de 22 de janeiro e a chamada regular será divulgada no dia 28 do mesmo mês. A partir do dia 28 também será possível manifestar o desejo de ser convocado na chamada da lista de espera.

As inscrições seguem até o dia 25 de janeiro. A matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. O lançamento das vagas ocupadas na chamada regular vai de 30 de janeiro a 8 de fevereiro. A convocação dos candidatos será a partir de 7 de fevereiro.

“Nós não possuímos gerência sobre estas datas porque são todas divulgadas pelo próprio INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] que determina tudo e os alunos fazem tudo pela internet, só na fase de matrícula que fazemos a chamada para esta matrícula”, declarou Edna Paula Magalhães, Procuradora Educacional institucional.

Dos 44 cursos da UFRR, 37 ofertam 50% das vagas por meio do SISU. Seis cursos não participam do sistema e no curso de Medicina é ofertada uma porcentagem um pouco menor pensando na permanência dos profissionais em Roraima.

“São 741 vagas porque alguns cursos são diferenciados, a maioria da área indígena, assim como o curso de arquitetura porque há uma prova específica e seria complicado realizar esta prova para quem se inscreve pelo SISU. No curso de Medicina só ofertamos 20% das vagas por causa da fixação porque alguns vêm de fora e depois que se formam vão embora, então damos prioridade para quem é da região e abrimos mais vagas pelo vestibular”, esclareceu Magalhães.

Trezentas e sessenta e três vagas serão disputadas em ampla concorrência, as outras 378 são dedicadas a alunos amparados pela lei 12.711/2012, que garante a inclusão de alunos que estudaram integralmente ou parcialmente em escolas públicas, bem como negros, pardos e indígenas.

Para se inscrever no SISU é necessário ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para quem concorre em ampla concorrência este é o único requisito. Para quem deseja concorrer por cotas também é necessária a comprovação das informações declaradas durante o ato de inscrição. Há uma comissão organizada pela instituição para averiguar as informações que caso não comprovadas desclassificam o inscrito.

No caso de desistências e não comprovações de informações, uma segunda chamada é aberta para que os alunos que não tiveram êxito na chamada regular tenham uma nova oportunidade. O manifesto de desejo por uma vaga na segunda chamada e a divulgação do resultado também ocorre por meio da internet. (F.A)