A Universidade Federal de Roraima (UFRR) firmou um acordo de cooperação com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para formação de sanitaristas, por meio do curso de especialização em Saúde Pública..
Ofertado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, vinculada à Fiocruz, o curso terá uma abordagem interprofissional, com a meta de capacitar 650 novos sanitaristas no Brasil, sendo 40 no estado de Roraima, por meio da parceria com a UFRR.
A qualificação integra o projeto “Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem interprofissional”, com o objetivo de ampliar a oferta dos cursos Lato Sensu da área da saúde pública no Brasil.
“A proposta irá expandir a formação de sanitaristas no Brasil, contribuindo para a qualificação das práticas profissionais e de organização do trabalho nas instituições de saúde, alinhando-as com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Tarcia Barreto, professora do curso de Enfermagem da UFRR e coordenadora local da especialização.
Conforme a coordenadora, a disponibilização desse curso em âmbito local colabora para o desenvolvimento da região, principalmente no atual cenário pandêmico. “No momento em que vivemos, a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente a necessidade de profissionais capacitados para atuarem em saúde pública. A UFRR se apresenta como expressão da sociedade democrática e pluricultural, e estrutura suas ações objetivando proporcionar formação superior à população local, colaborando com o desenvolvimento do extremo norte do País”, explica.
Além disso, a capacitação supre uma carência de profissionais dessa área em Roraima. “Esta especialização oferece qualificação multiprofissional na área da saúde coletiva direcionada aos problemas existentes no estado de Roraima, visando, ainda, suprir a carência de profissionais capacitados para os serviços de saúde local”, destaca Tarcia.
Especialização em Saúde Pública – O curso lato sensu, com 450h de duração, terá conteúdos e atividades da formação com aulas realizadas em Roraima. Os professores serão de ambas as instituições e as aulas deverão ocorrer em formato remoto enquanto durar a normativa do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UFRR.
A seleção dos alunos se dará por meio de edital, com previsão de lançamento para a segunda quinzena de fevereiro. As aulas deverão iniciar no fim de março. As vagas serão destinadas aos profissionais de saúde de Roraima, que sejam servidores públicos efetivos Municipais, Estaduais e/ou Federais.
Para concorrer ao processo seletivo o(a) candidato(a) deve possuir diploma de curso superior emitido por instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e estar lotado em uma unidade acadêmica, administrativa, ou assistencial, com atividades vinculadas à área da saúde no Sistema Único de Saúde; além de não estar matriculado em outro curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu da UFRR, entre outros pré-requisitos.