A origem e a memória da construção da Capital com o traçado urbanístico inspirado na arquitetura francesa serão resgatadas durante a Aula Magna do semestre 2016.2 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O tema “O Planejamento de Boa Vista” será abordado durante palestra pelo arquiteto Darcy Romero Derenusson, filho do engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, responsável pelo Plano Urbanístico Radial da Cidade na década de 1940.
Assuntos que vão desde a idealização as dificuldades até a construção de avenidas cortadas por ruas em formato circular, que juntas lembram um leque, trarão de volta a história da urbanização da cidade após a criação do Território Federal do Rio Branco pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, em 1943. O traçado foi elaborado em meados da década de 40 a pedido do então governador Ene Garcez. As obras se aconteceram até a década de 60.
A Aula Magna, que acontece duas vezes por ano, está relacionada às comemorações de 27 anos da UFRR, que tem como tema “Memória e Identidade” para a valorização do passado da Instituição. O evento será realizado no dia 29 de novembro, às 18h, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), localizado no campus Paricarana e será aberto para acadêmicos de todos os cursos e para a sociedade em geral.
Segundo o reitor em exercício da UFRR, professor Dirceu Medeiros de Morais, a Aula Magna será interessante também para pessoas de origem tradicional na cidade, principalmente de famílias que vivenciaram a execução do projeto. “O palestrante falará desde épocas antes da construção do traçado da Capital, quando eram idealizadas as estruturas para saneamento básico, iluminação, pavimentação e toda a infraestrutura”, disse.
“Estas famílias estão convidadas para esse momento que lembrará o passado”, comentou o professor ao informar que os acadêmicos que participarem receberão certificados de 2h, pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg). Para aqueles que cursam áreas ligadas à Arquitetura, ele lembrou que é uma oportunidade que poderá ajudá-los no desenvolvimento de projetos.
Já as comemorações dos 27 anos da UFRR, que coincidiram com a Aula Magna, o reitor em exercício disse está sendo realizada uma campanha de valorização do passado da instituição, com ações que incluem celebração para homenagear os servidores antigos e aposentados. (A.D).