Cotidiano

Uiramutã está sem energia desde sábado

Com o gerador de energia quebrado, população fica sem telefone e comerciantes perdem produtos perecíveis

Sem energia desde a noite de sábado, moradores do Município de Uiramutã, Norte do Estado, vieram para Boa Vista para denunciar o descaso da Companhia Energética de Roraima (CERR) com a população. Sem o funcionamento do gerador de energia, os comerciantes de frangos, carnes e picolés já contabilizam os prejuízos.  
“Estamos sem energia desde as 22 horas de sábado e até agora [ontem a tarde] não havia sido restabelecido o fornecimento”, afirmou uma pequena empresária que pediu para não ser identificada. “Tive um prejuízo enorme. Sem energia, derreteu tudo”, afirmando que a perda da mercadoria foi de aproximadamente R$1.500,00 e pelo menos mais R$1.000,00 que deixou de lucrar com as vendas dos quatro dias que está com o comércio fechado.
“Só estão sendo comercializados produtos perecíveis de quem tem gerador próprio. Quem não tem está no prejuízo”, afirmou ao acrescentar que ainda no domingo tentou ligar para a CERR, quando havia sinal de telefonia em Uiramutã. Como não obteve êxito, juntou-se a mais dois comerciantes do município a fim de vir para Boa Vista e procurar uma solução junto à CERR.              
“Mas o atendente afirmou que desconhece qualquer problema de falta de energia no município, já que não havia nenhuma reclamação. Mas como haveria reclamação se, sem energia e, consequentemente sem sinal de telefone, as baterias dos orelhões descarregaram rapidamente. Como alguém iria reclamar?”, frisou.
Sem alternativa, a comerciante disse que buscou ajuda no Pelotão de Fronteira do Exército no município, que utiliza bateria solar. “Eles têm internet e entraram em contato com Boa Vista informando a situação. E o que repassaram era de que a energia voltaria no domingo, depois na segunda-feira, o que não aconteceu”, disse.
CERR – Em nota, a assessoria de imprensa da CERR informou que duas equipes técnicas da empresa já estão em Uiramutã desde terça-feira realizando serviços de manutenção e correção no grupo gerador que atende o município. A previsão era de regularizar o fornecimento até as 17h desta quarta-feira. (R.R)