Uiramutã festeja 29 anos com almoço popular

Mais de 800 moradores da sede e de comunidades indígenas compareceram ao evento, na quadra poliesportiva municipal

O almoço contou com churrasco e damorida (Foto: Jardeson Pinho)
O almoço contou com churrasco e damorida (Foto: Jardeson Pinho)

Moradores do Uiramutã, ao Norte de Roraima, participaram no início da tarde desta sexta-feira, 8, de um almoço popular em comemoração aos 29 anos de criação do município, fundado em 17 de outubro de 1995. O evento ocorreu na quadra poliesportiva municipal, ao lado da escola estadual Joaquim Nabuco, na sede.

Mais de 800 moradores da sede e de comunidades indígenas do Uiramutã compareceram ao evento. Entre os pratos, o churrasco e a tradicional damorida – comida típica da culinária indígena macuxi – foram os mais servidos.

O prefeito Tuxaua Benísio Roberto (REDE), agradeceu a participação de todos e disse que se sentia muito feliz, comemorando junto ao seu povo. “É preciso unir forças para continuarmos desenvolvendo nosso município. Garanto a vocês que vou continuar governando para todos, para quem votou em mim e para quem não votou também; para todas as organizações indígenas, para comerciantes, para não-indígenas. Fui eleito para trabalhar para todos”, frisou o prefeito.

Antes de encerrar seu discurso, Benísio aproveitou para convidar a população para a festa de confraternização que ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro, em sua comunidade indígena, a Pedra Branca. “Lá também serviremos almoço com churrasco para todos e ainda teremos muito forró”, adiantou.

Prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benisío (Foto: Jardeson Pinho)

A chefe de gabinete da Prefeitura do Uiramutã, Erlise José de Souza, uma das responsáveis pelo evento, agradeceu a participação da população e lembrando que na noite de hoje, a partir das 22h, ainda em comemoração ao aniversário do município, as bandas Bicho de Pé e Sacolejo tocarão muito forró. A festa aberta ao público também ocorrerá na quadra poliesportiva municipal, ao lado da antiga pista de pouso, na sede.

Mais setentrional do Brasil

Uiramutã, no extremo Norte de Roraima, completou no dia 17 de outubro passado, 29 anos de criação. O município encanta com sua rica cultura tradicional e com paisagens naturais de tirar o fôlego, com cachoeiras, serras, florestas e parque nacional.

Mais setentrional do Brasil, Uiramutã é atrativo principalmente por sua exuberante beleza natural. O município abriga grandes reservas indígenas, além de um Parque Nacional. Localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana e com uma área territorial de 8.113,598 km², Uiramutã é o 10º mais populoso entre os 15 municípios de Roraima, com população estimada em 13.751 habitantes.

Uiramutã ocupa o topo da lista dos municípios com a população mais jovem e indígena do país: metade da população tem até 15 anos. Os dados são do Censo de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o município é proporcionalmente o mais indígena do país. Ao todo, 96,60% da população do Uiramutã se autodeclara indígena, ou seja, dos 13.751 habitantes, 13.283 habitantes são indígenas.