Na manhã desta quarta-feira, 8, os cartórios eleitorais da 1ª e 5ª zona em Boa Vista amanheceram com grandes filas de pessoas que deixaram para regularizar o título de eleitor no último dia. O rompimento de um cabo de fibra óptica na tarde de ontem ocasionou o acúmulo de pessoas para atendimento hoje, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
O estudante Kálisson Ribeiro, 20 anos, foi uma das pessoas que tiveram tentaram atendimento ontem mas tiveram que retornar na manhã de hoje. O jovem conta que chegou às 6h da manhã na fila em frente a 5ª zona eleitoral, no bairro Pintolândia.
“Eu tirei o título em 2022 mas só agora vim fazer a biometria, chegamos às 6h e só agora (às 10h30) que vamos ser atendidos. Não consegui vir antes porque estava no interior e acabei me atentando só agora”, explica Kálisson.
A Analista Judiciária da 5ª zona eleitoral, Iara Calheiros, explica que a demanda está dentro do esperado pela equipe dos cartórios, mas o ‘apagão’ na internet que ocorreu na tarde de ontem atrasou um pouco os atendimentos.
“Aqui na 5ª zona a gente espera que tenha uma grande procura porque é uma das maiores zonas, nós atendemos também alguns municípios além de Boa Vista. Muitos eleitores não sabem mas eles podem realizar alguns serviços pelo site do TRE, como revisão de dados caso você queira alterar alguma coisa, pode ser feita pelo site. Para emissão de multas, o atendimento pode ser feito pelo Whatsapp, no site do TRE tem os números de todas as zonas que atendem pelo Whatsapp, então você não precisa vir até os cartórios para esses serviços”, explica Iara Calheiros.
Segundo o TRE-RR, Roraima tem 28.744 eleitores sem biometria que é um dos principais serviços que estão sendo feitos nos cartórios, além da realização do primeiro título e transferência de domicílio. Os demais serviços podem ser feitos pelo canal de atendimento do TRE-RR pelo Whatsapp, no número (95) 2121-7001.