Cotidiano

Uma nova página na saúde de Roraima: Governo entrega novo bloco do HGR

O anexo é um novo e moderno hospital de quatro pisos com 120 leitos clínicos, 40 leitos de UTI e 10 salas no Centro Cirúrgico

O Governo de Roraima inicia uma nova fase na oferta de atendimentos de média e alta complexidades no estado com a entrega do anexo do Hospital Geral de Roraima (HGR). O Bloco E conta com 120 leitos clínicos, 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 salas no Centro Cirúrgico.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a ampliação, o HGR passa de 200 para 320 leitos clínicos, elevando em 60% a capacidade de atendimento na unidade. O Hospital Geral de Roraima é o maior complexo hospitalar do estado e recebe pacientes de Boa Vista, de todos os municípios do estado, além de pacientes da Venezuela e Guiana, países que fazem fronteira com Roraima.

“É a maior e mais esperada obra na área de saúde do estado. Eu assumi o compromisso de entregar o novo bloco para atender aos pacientes com a melhor estrutura que pode ser ofertada, alta tecnologia e conforto. O HGR é o maior hospital de Roraima e está recebendo os investimentos necessários para ampliar a nossa capacidade de atendimento e escrever uma nova página na saúde do estado”, disse o governador Antonio Denarium.


Com a entrega do anexo, HGR passa de 200 para 320 leitos clínicos. (Foto: Governo de Roraima)

De acordo com a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, o novo prédio coloca o HGR como um dos maiores complexos hospitalares da região Norte, o que terá um grande impacto nos atendimentos de saúde no estado. Ela cita como exemplo o aumento no número de salas cirúrgicas e leitos de UTI.

“Antes, nós contávamos com 40 leitos de UTI, com o novo anexo, nós dobraremos essa capacidade e passaremos a ter 80 leitos de UTI. Isso faz com que nós tenhamos a maior estrutura de um estado do Norte, porque a recomendação do Ministério da Saúde é que nós tenhamos 10 leitos a cada 100 mil habitantes, então nós temos mais do que o suficiente para atender toda nossa população roraimense”, explicou.          

“Com a expansão, o HGR aumenta de seis para 16 salas cirúrgicas, significa dizer que nós dobramos a capacidade de realização de procedimentos diários, fazendo com que aumente a velocidade de atendimento para que nossa população seja melhor atendida e em menor tempo”, acrescentou a secretária.  

A construção do novo prédio iniciou em 2013 e foi paralisada em governos anteriores, sendo retomada e concluída na gestão do governador Antonio Denarium. A obra recebeu investimento total de R$ 49 milhões. O projeto inicial do anexo do HGR precisou ser readequado, pois não contemplava itens imprescindíveis, como subestações de energia, sistemas de proteção de descargas atmosféricas, grupos geradores e rampa de acesso.

A atual gestão teve que fazer ajustes necessários no projeto original, incluindo itens que não estavam previstos anteriormente, como projetos de ar-condicionado, gases medicinais, subestações de energia e as saídas de emergência.


Centro Cirúrgico do anexo do HGR conta com 10 salas. (Foto: Governo de Roraima)

Equipamentos – O Bloco E recebeu equipamentos novos e modernos para o atendimento dos pacientes: cama hospitalar elétrica, sistema de vídeo laparoscópico, bombas de infusão, colposcópio com braço pantográfico, oxicapnógrafo, capnógrafos, aspirador de vapores, garrote pneumático eletrônico/manual, bombas de infusão, monitores multipâmetro, litotriptor intracorpóreo, mesas cirúrgicas, camas, camas para obeso, entre outros equipamentos.

O anexo conta ainda com a área de armazenamento de 120 mil litros de água distribuídos em seis caixas d’água. Do lado de fora, também há uma área que abriga grupos geradores informatizados e modernos para manter o abastecimento de energia em todo o Complexo E.

Homenagem – O Bloco E recebeu o nome de José de Anchieta Junior, em homenagem ao ex-governador que faleceu em 2018.

Governo investe na ampliação e modernização do HGR

A atual gestão investiu em obras para expandir e melhorar o atendimento no Hospital Geral de Roraima. O Pronto Socorro Francisco Elesbão foi reformado e ampliado. O novo espaço compreende o Grande Trauma e recebeu aumento de 25 leitos, reforçando o atendimento de emergência na capital.

O governo também concluiu a reforma do bloco B, com a entrega de 49 leitos para atender pacientes de pneumologia e infectologia. Além dos leitos, foram revitalizadas salas de psicologia, exames, prescrição médica, equipamentos, medicação, posto de enfermagem, isolamento, depósitos, copa e enfermarias. O bloco A também recebeu melhorias.

O Pronto Atendimento do HGR passa por reforma geral atualmente. Os blocos C e D também devem ser reformados.