Cotidiano

União irá devolver valores gastos com a imigração venezuelana

Estado de Roraima acionou STF requerendo medidas no contexto do fluxo migratório de venezuelanos

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a devolução dos valores gastos por Roraima com a imigração venezuelana foi tema de entrevista no Programa Quem é Quem nesta quarta-feira, 14, na Rádio Folha FM.

O procurador Ruyderlan Lessa, presidente da Associação dos Procuradores explicou que o Supremo Tribunal Federal decidiu que a União deve ressarcir  gastos que o Governo de Roraima teve durante a crise da imigração venezuelana nos anos 2015 e 2019.

“Com a decisão, a União deve ressarcir 50% dos valores que o Estado teve na prestação de serviços essenciais aos imigrantes venezuelanos” explicou.

A relatora da ação foi a ministra Rosa Weber. Acompanhando a relatora, votaram a favor de Roraima os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Celso de Melo e Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Morais divergiu da relatora e acompanharam a divergência os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Representando Roraima nessa ação, o procurador do Estado, Marcelo Mendes explicou que essa é uma das maiores vitórias do Estado nos últimos anos. “A crise na Venezuela não tem previsão para terminar e Roraima, o Estado com maior dependência de repasses da União, o menor PIB [Produto Interno Bruto] do país não pode arcar com todos os custos sozinho, deve existir uma solidariedade federativa”, pontuou.

Confira a entrevista na íntegra