Cotidiano

Único padre roraimense celebra 18 anos dedicados ao sacerdócio

Tendo entrado aos 13 anos de idade para o Seminário Diocesano em Boa Vista, Revislande Araújo hoje é exemplo de missão e fé na Igreja Católica

A Igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, na zona Sul, realizou a missa para celebrar os 18 anos de sacerdócio do padre Revislande dos Santos Araújo, 46 anos, único padre roraimense do Estado, oriundo de família da etnia Wapichana. Centenas de fiéis participaram da celebração.

Aos 13 anos de idade, Revislande entrou para o Seminário Diocesano em Boa Vista, continuou estudando em Manaus (AM) e concluiu o processo em São Paulo. Aos 27 anos, ele foi ordenado como padre. Atuou como pároco da igreja de São Francisco por 16 anos e, no final de 2015, assumiu a paróquia da Igreja Consolata, onde foi ordenado.

Em sua infância, Revislande contou que superou dificuldades para alcançar os seus objetivos. “Fui criado nas proximidades da Consolata, no bairro 13 de setembro. Naquela época, tudo era muito difícil e havia um alto índice de violência por aqui. Costumo dizer que eu tinha tudo para dar errado, mas me coloquei nas mãos de Deus para servir ao Senhor. Hoje, é um privilégio poder celebrar esta data, depois de todos esses anos, na Igreja Consolata, onde iniciei como coroinha”, comentou.

Para ele, o sentimento é de felicidade. “Estou muito feliz e a minha vontade é de continuar desenvolvendo esse trabalho em Roraima”, disse. O serviço de sacerdócio exige muita responsabilidade, pois envolve o âmbito religioso e o cunho social. “A gente recebe pessoas de todos os lugares, como aquelas que vêm se confessar, sofrem de depressão ou têm outros problemas. Contudo, a gente atende a todos. Por isso, acredito que temos contribuído, mesmo que seja pouco, com a sociedade roraimense”, complementou.

O padre se sente honrado em ser, segundo ele, um dos escolhidos por Deus para atuar na Terra. “Deus escolhe quem Ele quer e vai derramando seus dons. A gente recebe esses dons e os coloca para a comunidade.

Por isso, precisamos sempre estar a serviço do Senhor. ‘Estou no meio de vós como aquele que serve, Lucas 22:27’, este é o lema da nossa ordenação”.

Revislande agradeceu por seu trabalho. “Estamos aqui, dando graças a Deus e celebrando o sacerdócio que a igreja me deu e me confiou. Tenho a oportunidade de exercer a minha tarefa mesmo com minhas limitações e meus pecados. Sou muito grato por isso”, destacou. (B.B)