Cotidiano

Unidades de saúde atendem mais de 2,3 mil pacientes

Os motociclistas continuam liderando as estatísticas de atendimentos médicos de urgência, representando 37% dos casos atendidos

Mais de 400 vidas foram salvas pela equipe médica que trabalhou no Pronto Socorro Francisco Elesbão e no Pronto Atendimento Ayrton Rocha, no HGR (Hospital Geral de Roraima), durante o feriado prolongado de Carnaval. Juntas, as unidades realizaram 2.341 atendimentos do dia 5, até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 10.

Dos atendimentos feitos no período, 1.912 ocorreram no Pronto Atendimento, que recebe casos clínicos de menor complexidade. O Pronto Socorro, que recebe casos complexos que necessitam de atenção multidisciplinar continuada, realizou 429 atendimentos.

Apesar da intensificação das ações de fiscalização realizadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) durante a Operação Carnaval Seguro, quando foram feitas mais de mil abordagens, os motociclistas continuam liderando as estatísticas de atendimentos médicos de urgência, representando 37% dos casos atendidos na unidade (161 atendimentos no período).

OUTRAS DEMANDAS

Foram atendidos 64 casos traumáticos, relacionados a contusões e feridas por causas externas, contra 42 casos no mesmo período do ano passado. Atendimentos por acidentes de carro e agressões físicas se mantiveram praticamente estáveis em relação ao mesmo período do ano passado, com registro de 18 e 21 casos, respectivamente. Também foram recebidos seis vítimas de arma de fogo e 11 de arma branca.

Com informações da Secretária Estadual de Saúde.