O Ministério Público de Roraima (MPRR) iniciou nesta sexta-feira, 7, uma vistoria em unidades básicas de saúde de Boa Vista. A ação trata-se da segunda etapa do trabalho iniciado após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Boa Vista e o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir melhorias nos serviços prestados da atenção básica do município.
O TAC foi resultado de uma auditoria realizada durante um ano e meio em todas as unidades de saúde de Roraima e que resultou em relatório, que apontou inúmeras irregularidades, como precariedade estrutural e falta de medicamentos.
Os primeiros postos de saúde a serem visitados foram o Olenka Macellaro, localizado no bairro Caimbé, e a Unidade Básica do Cambará, no bairro de mesmo nome, ambos na zona Oeste de Boa Vista. A intenção é que o trabalho de vistoria das unidades seja concluído em até dois meses.
Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, a ação busca o fortalecimento da atenção básica no município. “Sabemos que se o trabalho nas unidades for bem executado e funcionar adequadamente, o número de internações hospitalares e agravos irá diminuir. Precisamos garantir esse tipo de saúde para a população, para se ter mais condições de fazer promoção e prevenção à saúde”, disse.
Conforme Jeane, a Prefeitura de Boa Vista se comprometeu a realizar uma série de melhorias nos postos após a assinatura do documento. “Estamos acompanhando quais dessas medidas que foram propostas estão sendo implementadas. Hoje o que queremos com essas visitas, que estão planejadas por macro áreas, é conhecer a realidade desses serviços e ver que pode haver tanto a melhoria quanto a ampliação do acesso onde houver necessidade”, explicou.
A promotora informou que as visitas resultarão na produção de um relatório, além de reuniões com gestores e servidores das unidades. “Também queremos a participação dos pacientes que tiverem interesse em dar opiniões para tentar buscar a melhora desse serviço. Para isso será construído um questionário voltado para os usuários do serviço para que respondam e mostrem a visão deles sobre os serviços executados nas unidades”, destacou. (L.G.C)