Roraima possui apenas 95 ventiladores pulmonares, segundo a CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência) , dos equipamentos disponíveis 46 estão no HGR e 38 na Maternidade.
Apenas um médico possuí titulação para exercer a função de intensivista aquele que trabalha em UTI que está apto a manusear um respirador. A Secretaria de Saúde afirma que o profissional pode atuar como um agente multiplicador, repassando instruções para outros especialistas que auxiliam em trabalhos nas UTI’s da Unidade.
Nesse caso, além desse médico, outros 30 profissionais fazem plantão dentro das UTI’s do HGR. Já o Hospital Materno Infantil possui 11 médicos neonatologistas titulados para exercer a função de intensivista na Unidade, e mais 24 profissionais que recentemente foram capacitados em IOT (Intubação Orotraqueal).
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que há uma articulação do governador Antonio Denarium, juntamente com os deputados e senadores da bancada roraimense no Congresso Nacional para a liberação de recursos para a aquisição de mais ventiladores pulmonares.
“Esses equipamentos devem reforçar as demandas do Hospital Geral e do Hospital das Clínicas, que são as unidades de referência para o atendimento de pacientes que necessitam de ventilação pulmonar, principalmente por conta do atual cenário de pandemia do Novo Coronavírus” informou por meio de nota.