A usina termelétrica (UTE) Jaguatirica II, vai atender 70% do consumo de energia do Estado, o que permitirá o desligamento da capacidade de geração a diesel, com consequente redução de custos de geração e de emissões poluentes.
Segundo o gerente da usina, Juan Conde, a termelétrica terá capacidade de gerar 117 megawatts de energia a gás natural. “Vamos levar energia elétrica para quase praticamente todo o Estado”, disse Juan.
A UTE Jaguatirica II contará com equipamentos de última geração. A usina será automatizada e sustentável, garantindo maior segurança no fornecimento de energia elétrica para Roraima. A área total da usina é de aproximadamente 100 mil m², o que equivale a 15 campos de futebol.
Ele diz ainda que esse projeto vai garantir uma energia mais limpa e segura para Roraima. A expectativa é reduzir as emissões de CO2 em 35% em Roraima, então espera-se que haja redução no custo de geração do Sistema Isolado de Roraima que é o único estado da federação fora do sistema elétrico integrado do país.
Expectativa é que projeto vai garantir uma energia mais limpa e segura para Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)