Cotidiano

Usuários continuam reclamando dos Correios

Há relatos de perda de correspondência, meses de demora para entrega e horas de espera no atendimento

Continuam as reclamações da população a respeito das encomendas e correspondências entregues com atraso pelas agências dos Correios da capital. De fevereiro de 2016 até hoje, são inúmeras as denúncias sobre o atraso na entrega e falta de organização no atendimento quando os clientes se dirigem ao depósito de encomendas, localizado na Avenida Benjamim Constant, no bairro São Vicente, zona Sul.

O estudante Rodrigo Lepletier disse que realizou uma compra no início de março, via Prática Acessível e Confiável (PAC), com previsão de entrega de 20 dias. Após dois meses de espera e idas aos Correios, a agência deu a mercadoria como perdida, porque não a encontrava. O acadêmico fez então o pedido de devolução à loja para o retorno do dinheiro gasto, mas não o obteve. Ao checar mais uma vez o rastreamento, foi notificado de que a mercadoria se encontrava em Boa Vista.

“Eles não me deixaram retirar o produto porque eu já tinha entrado com o pedido de devolução. Para eu receber meu dinheiro, eles tinham que devolver a mercadoria para a loja. Foram duas semanas de espera, porque eles não devolveram de imediato à loja e tampouco me deixaram retirar. O serviço PAC está um descaso. Havia outra encomenda para chegar no dia 27 de maio, tem mais de um mês que eu comprei e até agora nem em Boa Vista está”, relatou.

Para o autônomo Hyago Jaworski, o atraso das entregas também foi um problema. Nas duas vezes em que foi ao depósito dos Correios para tentar retirar a mercadoria, além de esperar por mais de uma hora, presenciou clientes saindo do órgão reclamando e discutindo sobre a falta de organização do atendimento. “Quando eu cheguei já estava uma confusão. Fila grande, muita gente reclamando. Os dois atendentes conferiam no sistema se o produto estava lá e eles mesmos iam atrás procurar, isso demora muito. Porém, eu não vejo a culpa nos atendentes, eles estavam fazendo até o que não podiam”, disse.

CORREIOS – Em entrevista à Folha, o diretor do Núcleo Regional da Agência dos Correios, Amarildo Marques, disse que o serviço Sedex está em distribuição normal, diariamente, por se tratar de um serviço que chega por transporte aéreo para Boa Vista. O atraso está nas encomendas normais, via PAC, pelo envio terrestre à cidade. “O PAC é mais barato, mas a logística complica. Postando uma mercadoria do Rio Grande do Sul, por exemplo, ela chega com mais de 30 dias da data postada”, disse.

O serviço Sedex tem prioridade na entrega. Mas, de acordo com o diretor, 12 veículos dos Correios são designados para a realização das entregas Sedex e PAC todos os dias.

Em relação ao atendimento realizado no depósito dos Correios, o diretor afirmou que os funcionários são divididos em equipes para tratarem do atendimento, da distribuição das mercadorias e da recepção e cadastro dos objetos no sistema. “Visando minimizar os problemas dos clientes com essa situação temporária, iremos mobilizar um reforço para melhorar o atendimento”, frisou. (A.G.M)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.