Cotidiano

Usuários de UBS relatam problemas para vacinar crianças

Um dos problemas é a falta de geladeira para armazenamento das vacinas na unidade do Raiar do Sol

Pais relatam problemas com a vacinação de crianças e mal atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Raiar do Sol e Senador Hélio Campos. Desde o mês passado a Prefeitura de Boa Vista iniciou a campanha de vacinação contra a gripe Influenza em gestantes, puérperas e crianças de seis meses à 5 anos e 11 meses.

“Para vacina a UBS [Senador H. Campos] abre às 7 da manhã e com gente desde as 6h30 esperando para vacinar o filho. Sem contar a arrogância das enfermeiras que simplesmente gritam com os pacientes. Que tratam com desprezo a todos, que impõe limites de pessoas para vacinar e falta de transparência. Quando ameaçamos denunciar aparece vários funcionários para atender”, relatou uma mãe.

A mulher completou o relato dizendo que trabalha e não pode levar o filho para vacinar porque começam atender às 9h30. “Quem chega esse horário, tem 5 crianças na fila e dizem não ter mais vagas para a vacinação de quaisquer doenças”.

Outro paciente relatou a falta de geladeira para armazenamento das vacinas na unidade do Raiar do Sol. “Chegamos por volta das 7h40, chegando lá esperamos uns 10 minutos e então veio uma enfermeira informar que não tinha vacina nenhuma hoje porque não tem geladeira para as vacinas. E o pior é o despreparo dos profissionais para lidar com essas situações sendo arrogantes com todos”, disse.

Outro lado – A Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que a UBS do Raiar do Sol apresentou problemas técnicos. Confira:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que as servidoras responsáveis pela imunização na unidade básica de saúde do bairro Senador Hélio Campos chegam às 8h e iniciam a vacinação às 8h15, após organizar a caixa térmica para o procedimento de rotina.

Em relação UBS do bairro Raiar do Sol, a secretaria esclarece que a geladeira onde são armazenadas as vacinas apresentou problemas técnicos e precisou passar por manutenção. Um novo equipamento será entregue na UBS nesta quarta-feira, dia 5.

Qualquer paciente que precisar fazer alguma reclamação ou elogio pode procurar a direção da UBS, ou por meio do número da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, o 3621-1012, ou ainda pela Central de Atendimento 156″.